TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LAJES NERVURADAS E MISTAS DE CONCRETO ARMADO - LAJE STEEL DECK

Exames: LAJES NERVURADAS E MISTAS DE CONCRETO ARMADO - LAJE STEEL DECK. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema Steel Deck utiliza dos seguintes componentes abaixo:

• Telha de aço galvanizado: É uma telha trapezoidal que serve como fôrma para concreto durante a concretagem e como armadura positiva para as cargas de serviço. Sua geometria diferenciada com reforços em todas as regiões de trapézio, aliado à disposição das mossas, resulta em alta performance e capacidade de vão mais eficiente. São fabricados em aço especial ( ZAR 280 Galvanizado Z275) e pode ser encontrado nas espessuras 0,80 mm, 0,95 mm e 1,20 mm e com comprimento de até 12 metros.

• Conectores de cisalhamento: Tem como finalidade conectar semisseções, ele absorve o fluxo de cisalhamento decorrente da interação entre a semisseções. Os conectores podem ser soldados nas vigas através da chapa galvanizada.

• Conectores flexíveis: que são responsáveis pela redistribuição do fluxo de cisalhamento longitudinal, sob carregamento, o conector continua a se deformar, sem romper, mesmo quando próximo de atingir sua resistência máxima, permitindo que os demais conectores, pertencentes à mesma viga mista, atinjam também suas resistências máximas.

Os mais utilizados são:

o Stud bolt - um conector do tipo pino com cabeça, que é soldado (através do processo de eletrofusão) sobre o perfil de aço;

o Perfil U - um pedaço de um perfil U laminado ou dobrado a frio;

o Perfobond - um conector com aberturas circulares.

• Concreto: Recomenda-se o uso de concreto convencional, com resistência a compressão (fck) maior ou igual à 28 Mpa; A concretagem é realizada de forma tradicional. O sentido de lançamento deve ser sempre paralelo às nervuras das chapas de steel deck, de um apoio ao outro.

• Malha anti fissuração: Deve ser colocada 20 mm abaixo da superfície do concreto para combater os efeitos da retração durante a cura. Atua também na distribuição de esforços, evitando fissuração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com