TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ERGONÔMICA DO LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA

Por:   •  9/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL REGIONAL CATALÃO[pic 2][pic 3]

ANÁLISE ERGONÔMICA DO LABORATÓRIO DE FABRICAÇÃO MECÂNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – REGIONAL CATALÃO

Kellen Teles Santos – 201200959 Anna Cláudia de Brito Campos – 201204263


RESUMO

A análise ergonômica do trabalho (AET) é um método utilizado para avaliar as condições trabalhistas relacionadas às características humanas tendo como principal objetivo garantir o  conforto e a ergonomia na realização das funções diárias pelo operador. A AET feita no Laboratório de Fabricação Mecânica da Universidade Federal de Goiás foi realizada através da utilização de aparelhos que fornecem os parâmetros necessários para a completa avaliação do ambiente. Conclui- se que a temperatura do laboratório deve ter reavaliada em períodos quentes do ano na cidade de Catalão e que a instalação dos maquinários deve ser projetada a fim de garantir dimensões das bancadas que não causem danos à saúde de técnicos, alunos e professores que fazem o uso desses aparelhos.


INTRODUÇÃO

Segundo a legislação brasileira na Norma Regulamentadora 17, para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, o empregador deve realizar uma análise ergonômica do trabalho, observando as condições em que o trabalhador está exposto, as quais incluem: levantamento, transporte e descarga de materiais, equipamentos, organização do posto de trabalho, condições ambientais do posto de trabalho, entre outras.

A análise ergonômica fornece informações acerca das atividades realizadas em determinado ambiente de trabalho, bem como os riscos que envolvem o desenvolvimento das tarefas ali propostas. A partir dessa análise, surge a necessidade de representação desses riscos com função informacional, que pode ser feita utilizando-se o Mapa de Risco do ambiente.  

O Mapa de Risco é uma representação gráfica dos riscos de um ambiente por meio de círculos com diferentes tamanhos e cores que diferenciam a gravidade e o tipo de risco naquele espaço. Ele leva em consideração riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes que estão presentes e que possam vir a causar algum tipo de dano à saúde dos trabalhos. O mapa de risco deve ser uma representação de fácil elaboração e de fácil leitura, para que seja acessível a todos.

Esta ferramenta traz inúmeros benefícios para a empresa que a utiliza. Como um exemplo, esta serve como um levantamento de informações para futuras ações preventivas da empresa. Além disso, ao ter os trabalhadores envolvidos no processo de criação, também aumenta conscientização e o cuidado dos mesmos.

Este trabalho visa realizar uma análise ergonômica do Laboratório de Fabricação Mecânica localizado na Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás e a elaboração do Mapa de Risco desse mesmo laboratório baseado em dados coletados e analisados. Tem como principal objetivo, portanto, investigar se as condições às quais os alunos que utilizam o supracitado laboratório estão expostos são ou podem ser prejudiciais aos mesmos ou não e representar essas condições graficamente através do mapa.

METODOLOGIA / PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Para realizar a análise ergonômica do Laboratório de Fabricação Mecânica, nosso grupo visitou o mesmo e conversou com a técnica responsável, Ana Luíza Mamede, quem nos explicou as atividades que lá são realizadas, bem como onde são realizadas, como são realizadas, por quem são realizadas e quais os equipamentos utilizados em cada tipo de trabalho.

Com este conhecimento básico, foi possível que entendêssemos um pouco da rotina do laboratório e quais parâmetros deveríamos analisar em ordem de obter uma análise mais completa o possível.

Nosso primeiro passo foi medir todas as bancadas presentes no laboratório, que são  a bancada multiprocessos e também as bancadas onde são utilizadas a serra de corte rápido, a politriz lixadeira de velocidade variável e a furadeira, além da bancada onde está a pia. Nós prestamos especial atenção à altura das bancadas para que elas pudessem ser comparadas com aquelas especificadas nas normas, para que nenhum dano à coluna das pessoas que utilizam essas bancadas seja causado.

Em seguida, verificamos o alcance da mesa de solda, também para que este possa ser comparado com o valor ideal dado pela norma. Esta mesa foi a única medida porque apenas ela possui um equipamento que não pode ser movido.

Seguidamente, utilizando o medidor de estresse para obter o índice de bulbo úmido – termômetro de globo. Este aparelho foi utilizado em diferentes pontos do laboratório, onde  diferentes condições proporcionariam diferentes resultados. Assim, realizamos o teste próximo à janela (sobre a bancada da pia) e na mesa próxima à porta de entrada.

Para as próximas verificações nós utilizamos o aparelho Termo-higro-anemômetro  Luxímetro Digital Portátil Modelo Thal – 300. Primeiramente, verificamos a luminosidade em diferentes pontos do laboratório, que foram: na bancada multiprocessos (onde a maior parte das atividades é desenvolvida), na mesa próxima à porta de entrada (onde a estagiária realiza suas atividades diárias quando não está realizando ensaios) e na bancada próxima à janela (por ser uma


bancada multiuso). Também com este aparelho, medimos a temperatura ambiente do laboratório.

Por fim, utilizando um Decibelímetro Digital, medimos a emissão de ruídos dentro do laboratório em três condições diferentes: sem nenhum equipamento funcionando, com o moto esmeril funcionando e sendo utilizado e com a pior condição, segundo a técnica: quando a lixadeira esmerilhadeira angular está em funcionamento.


RESULTADOS

A obtenção dos dados utilizados para a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) do Laboratório de Fabricação Mecânica se deu pela utilização de aparelhos disponibilizados pelo professor, como já descritos anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (552.2 Kb)   docx (316.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com