TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DO SOLO

Por:   •  7/6/2018  •  Ensaio  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DO SOLO

                                                 PALMAS – TO

                                                       2017

[pic 3]

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DO SOLO

Relatório apresentado como requisito parcial da disciplina de Mecânica dos solos referente aos ensaios laboratoriais, coordenada pela professora Jaqueline Henrique Msc. para a turma 0542 do curso de Engenharia civil no CEULP/ULBRA

                                                          PALMAS – TO

2017

SUMÁRIO[pic 4]

1.        INTRODUÇÃO        5

2. OBJETIVO        6

3.        MÉTODOS        6

3.1.        NORMA VIGENTE        6

3.1.1.        MATERIAIS E EQUIPAMENTOS        6

3.1.2.        PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        6

4.        RESULTADOS E DISCUSSÕES        7

4.1.        GERAÇÃO DA TABELA DE MASSAS E PORCENTAGENS E GERAÇÃO DA CURVA GRANULOMÉTRICA        7

4.2.        DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE CURVATURA        8

4.3.        DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE NÃO UNIFORMIDADE        8

5.        CONCLUSÃO        9

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

LISTA DE TABELAS[pic 5]

Tabela 1. Relação de diâmetros das peneiras utilizadas no ensaio e seus respectivos pesos retidos e passantes, bem como seus percentuais retidos e passantes        7

LISTA DE FIGURAS[pic 6]

Figura 1: Curva Granulométrica relacionando o diâmetro das partículas da amostra de solo com a porcentagem passante em cada peneira        7

  1. INTRODUÇÃO

O solo é composto de partículas de diferentes tamanhos. O diâmetro destas partículas define algumas propriedades que são analisadas quando se é realizado um seviço na construção civil. O coeficiente de uniformidade avaliará este diâmetro, e o coeficiente de curvatura apresenta se o solo estará bem ou mal graduado, mostrando se existem descontinuidades nas dimensões do solo. A curva granulométrica mostra o comportamento do solo analisado de uma forma simples eficaz para o tratamento dos valores obtidos no ensaio. A análise granulométrica, ou seja, a determinação das dimensões das partículas do solo e das proporções relativas em que elas se encontram, é representada, graficamente, pela curva granulométrica. Esta curva é traçada por pontos em um diagrama semi-logarítmico; no qual, sobre o eixo das abscissas, são marcados os logaritmos das dimensões das partículas e sobre o eixo das ordenadas as porcentagens, em peso, de material que tem dimensão média menor que a dimensão considerada. ( CAPUTO, 1967, p. 25)

A determinação da granulometria do solo é necessária em termos de analisar a resistência e compressibilidade do mesmo, fatores indispensáveis na execução de qualquer obra ou serviço de engenharia civil.

2. OBJETIVO

Caracterizar o solo quanto ao tamanho e distribuição de suas partículas.

  1. MÉTODOS

  1. NORMA VIGENTE

ABNT NBR 7181: Solo – Análise granulométrica

  1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

  • Amostra de solo
  • Recipiente de porcelana
  • Balança de precisão
  • Estufa
  • Série de peneiras: peneiramento grosso (19 mm, 9,5 mm, nº 4, nº 10), peneiramento fino (nº 16, nº 30, nº 40, nº 50, nº 100, nº 200)
  1. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Os acadêmicos do curso de Engenharia Civil, da disciplina de Mecânica dos Solos, realizaram o presente ensaio no laboratório de solos desta instituição. O ensaio foi coordenado pela professora Jaqueline Henriqui Msc. e o técnico laboratorial Muller.

A amostra de solo utilizada foi preparada anteriormente de acordo com a NBR 6457 – Preparação de amostras de solo.

Peneiramento fino: o material retido na peneira de nº 200 foi lavado e posteriormente seco em estufa até obter a constância da massa. O material foi colocado na série de peneiras, nº 16, nº 30, nº 40, nº 50, nº 100, nº 200 e agitadas manualmente. Este processo pode ser realizado também mecanicamente através do agitador de peneiras. Foram pesadas na balança de precisão as massas retidas em cada peneira e anotados os valores.

Peneiramento grosso: o material retido na peneira de nº 10 (2,0 mm) foi lavado e posteriormente seco em estufa até obter a constância da massa. O material foi colocado na série de peneiras 19 mm, 9,5 mm, nº 4, nº 10, e agitadas manualmente. Este processo pode ser realizado também mecanicamente através do agitador de peneiras. Foram pesadas na balança de precisão as massas retidas em cada peneira e anotados os valores.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

  1. GERAÇÃO DA TABELA DE MASSAS E PORCENTAGENS E GERAÇÃO DA CURVA GRANULOMÉTRICA

Tabela 1. Relação de diâmetros das peneiras utilizadas no ensaio e seus respectivos pesos retidos e passantes, bem como seus percentuais retidos e passantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (322.7 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com