TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DE MOTORES ELETRICOS EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

REFRIGERAÇÃO

                LARISSA SILVA; RODRIGO RAMOS

APLICAÇÃO DE MOTORES ELETRICOS EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO

                                                                                 

                                         

Salvador

2016

LARISSA SILVA; RODRIGO RAMOS

APLICAÇÃO DE MOTORES ELETRICOS EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO

Trabalho referente à disciplina de comandos e Motores Elétricos, do curso de Refrigeração, do Instituto Federal da Bahia. Orientador: Prof. Phelippe Aguiar.

Salvador

2016 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO3

2 DESENVOLVIMENTO5

2.1 ESTUDO DO CASO5

2.1.2 APLICAÇÃO DO MOTOR EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO EM CASO REAL5

2.2 MOTOR MONOFÁSICO PARA CONDICIONADORES DE AR6

2.3 MOTIVO DA ESCOLHA DO MOTOR6

2.4 ESQUEMA DE LIGAÇÃO7

2.5 NIVEL DE TENSÃO E/OU CORRENTE7

2.6 PROTEÇÕES UTILIZADAS7

2.7 DIAGRAMAS DE COMANDO E/OU POTÊNCIA7

2.8 FUNCIONAMNETO DO SISTEMA8

3 CONCLUSÃO10

REFERÊNCIAS11


1 INTRODUÇÃO

Motor elétrico é a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. O motor de indução é o mais usado de todos os tipos de motores, pois combinam as vantagens da utilização de energia elétrica - baixo custo, facilidade de transporte, limpeza, simplicidade de comando - com sua construção simples e grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.

Sistemas de refrigeração e ar condicionado funcionam através de acionamento externo ou através de motores herméticos. O acionamento externo do compressor por meio de um motor elétrico movimenta-o através de uma correia ou diretamente seu eixo. Motores elétricos externos também são usados para controlar muitos acessórios do sistema. Já os motores herméticos são construídos dentro da carcaça do compressor – geralmente movimentam o compressor de forma direta.

Na refrigeração podemos classificar os motores elétricos utilizados em quatro grandes grupos:
• Motores elétricos para movimentar o compressor:

  • Externos (por meio de correia)
  • Herméticos (internos a carcaça do compressor)

• Motores elétricos para movimentar ventiladores:

  • Condensadores;
  • Evaporadores
  • Circulação de ar
  • Ar forçado

• Motores elétricos para movimentar bombas:

  • Bombas de condensado
  • Bombas de água para chillers
  • Bomba de água de condensadores
  • Bombas de água para máquinas de gelo
  • Bomba de óleo

• Motores para movimentar equipamentos diversos:

  • Máquinas de venda automática (vending machines)
  • Fabricadores automáticos de gelo

2 DESENVOLVIMENTO

  1. ESTUDO DO CASO

Os ar condicionados comuns, possuem também ventiladores no seu interior. O papel destes ventiladores é soprar o ar para os trocadores de calor, melhorando assim sua capacidade de dissipar o ar dos trocadores.  

Esses ventiladores possuem um motor monofásico, uma hélice e/ou uma turbina que ficam acoplados, localizando-se, geralmente, no centro do aparelho de ar condicionado (para modelos tipo janela) ou na evaporadora ou condensadora (para modelos tipo Split).

No ar condicionado tipo janela, a parte da instalação é localizada no ambiente externo e a outra parte é posicionada para o lado interno do ambiente a ser refrigerado. Quanto ao posicionamento dos ventiladores, a hélice fica voltada para o condensador (parte externa) e a turbina fica voltada para o evaporador (parte interna), para melhorar a eficiência de troca térmica, ou seja, expelir o calor não mais de forma natural e demorada, mas de forma forçada, rápida e muito mais eficaz.

Já para os modelos Split, a condensadora é posicionada no lado externo e a evaporadora no lado interno (são compartimentos separados) do local a ser refrigerado. Quanto ao posicionamento do ventilador, a hélice se localiza no interior da condensadora (parte externa) e a turbina fica voltada para a evaporadora (parte interna), que tem a mesma finalidade dos ar condicionados tipo janela.

2.1.2 APLICAÇÃO DO MOTOR EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO EM CASO REAL

Ar condicionado tipo janela: Consul.

Esse tipo de ar condicionado é utilizado em um ambiente de 9m2 a 20m2. Com tensões e correntes de 127V, 220V, 12A e 6,5A. Trabalha com temperaturas que variam entre 5ºC a 45ºC. Além disso esse aparelho utiliza o motor monofásico para condicionadores de ar em seus trocadores de calor.

[pic 1][pic 2]

O condicionador de ar tipo janela deve ser instalado na parede, janela ou vitrô, observando que, para um melhor rendimento, deve-se respeitar a altura (1,5 a 1,8m) em relação ao piso e afastamento mínimo de 50cm de qualquer canto do ambiente (indicado pelo fabricante – Consul). Antes da instalação, deve-se verificar se a capacidade do condicionador de ar está adequada ao ambiente. A parede deve estar a uma distância mínima do aparelho e o ambiente deve estar livre de aberturas ou frestas que possam causar fuga de ar. Também deve ser escolhido um local que facilite a drenagem de água no lado externo.

2.2 MOTOR MONOFÁSICO PARA CONDICIONADORES DE AR 

São destinados para aplicação em condicionadores de ar, climatizadores, renovadores de ar, cortinas de ar e aplicações similares.

 [pic 3][pic 4]

2.3 MOTIVO DA ESCOLHA DO MOTOR

Escolha feita por ter uma maior eficiência em forçar o ar dos trocadores de calor do sistema, e por fornecer um bom coeficiente de performance para os sistemas de refrigeração.  

2.4 ESQUEMA DE LIGAÇÃO

Para que possa funcionar em duas tensões diferentes (110 ou 220 V), a bobina de trabalho desse motor é dividida em duas, tendo a possibilidade das partes serem conectadas em série ou em paralelo, de acordo com a tensão da rede elétrica. Cada parte deve receber no máximo 110 V, que corresponde à menor tensão de funcionamento do motor (Figura 2). A inversão da rotação é feita invertendo-se o sentido da corrente na bobina auxiliar, ou seja, troca-se o terminal 5 pelo 6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (375 Kb)   docx (791.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com