TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO LOTE ECONOMICO DE COMPRA (LEC) COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUE EM UMA INSTITUIÇÃO PUBLICA DE MINAS GERAIS

Por:   •  9/9/2019  •  Artigo  •  3.044 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

APLICAÇÃO DO LOTE ECONOMICO DE COMPRA (LEC) COMO FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUE EM UMA ISNTITUIÇÃO PUBLICA DE MINAS GERAIS

Carlos José Perciliano- carlosperciliano@hotmail.com¹

Claudia Vane Rodrigues de Sousa- claudinha_506@hotmail.coom

Matheus Mescolin Proença- matheus_mescolin@hotmail.com

Natalia Ramos Barão Wilbert– nataliaramosbw@gmail.com

Tiago Bitencourt-tiago@unis.edu.br²

RESUMO

O presente artigo mostra a aplicação do lote economico de compra (LEC), como ferramenta para o gerenciamento de estoques em uma instituição pública. Os métodos utilizados para a estruturação do presente artigo científico foram a revisão bibliográfica, pesquisa de artigos em sites acadêmicos e estudo de caso com uma abordagem quantitativa. Após uma revisão bibliográfica sobre os principais temas envolvidos, foi realizado um estudo de caso na instituição, situada na zona da mata mineira. Como conclusão trabalho permitiu o desenvolvimento de uma sugestão de um modelo de gestão de estoques econômico, viável operacionalmente à empresa estudada, além de proporcionar benefícios relevantes a mesma sob a ótica do custo/benefício, sem altos níveis de estoques e elevado custo para mante- los.

Palavras Chaves: Estoque- Custo- Modelo matematico.  

ABSTRACT

The present article shows the application of the economic batch of purchase (LEC), as a tool for stock management in a public institution. The methods used for the structuring of the present scientific article were the bibliographical review, research of articles in academic sites and a case study with a quantitative approach. After a bibliographical review on the main themes involved, a case study was carried out at the institution, located in the forest area of ​​Minas Gerais. As a conclusion work allowed the development of a suggestion of an economic stock management model, operationally feasible to the company studied, besides providing relevant benefits the same from a cost / benefit point of view, without high inventory levels and high cost to maintain. The

Keywords: Inventory- Cost- Mathematical model.

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia a uma busca por excelência no atendimento ao consumidor e da minimização no grau de investimentos retidos, o gerenciamento de estoques reclama um conjunto de tarefas fastidiosas, que merece análise segura por atribuição das organizações. A identificação e determinação dos valores de aquisição de materiais, dos valores de manutenção de estoque, dos valores de pedidos e dos valores de falta de estoques, por exemplo, mostram-se como práticas, por vezes, complexas, demandando a atenção de cuidados administrativos (ARNOLD, 1999).

Um obstáculo enfrentado pelas empresas é o dilema do dimensionamento de estoque e o gasto que este proporciona para estes estabelecimentos, sendo que este gasto acaba sendo incluído no valor final do produto e retornado ao consumidor. A busca por minimizar o gasto desencadeado pela geração de estoques é um objetivo comum entre várias empresas das mais diversas áreas de atuação, pois possibilita uma diminuição no valor final do produto, transformando em uma vantagem competitiva elevando a quantidade de clientes. (MARTINS; ALT, 2009).

Os estoques representam um capital significativo em várias empresas e setores. Christopher (2002) descreve que em uma organização industrial típica os estoques podem ultrapassar o grau de 15% dos ativos. Assim, a gestão de estoques necessita buscar a minimização dos bens totais investidos em estoques para elevar a eficiência financeira da empresa. No Brasil, devido aos altos valores de juros praticados, o custo para poder utilizar o capital é grande, logo este fator se torna ainda mais essencial ser ponderado pelas organizações que estão buscando estabelecer os seus níveis de estoque com o propósito de reduzir custos.

De acordo com Moreira (2008), é de suma importância que o setor de compras de uma empresa ou organização efetue aquisições de um modo eficiente, portanto a cadeia de abastecimento exige grande atenção, pois é onde há uma maior evidência dos custos, esses que impactam diretamente no produto. Atualmente identificamos vários exemplos de grandes quantidades de itens adquiridos mal programados, resultando na interferência no processo de produção e nos custos, por falta ou excesso de algum tipo de material.

         Segundo Palomino e Carli (2008) para resolver tal dilema do custo de estocagem, analisam-se alternativas para solucioná-lo ou minimizá-lo por meio de modelos matemáticos, um método cientificamente e financeiramente viável, que auxilia a fortificar a aplicabilidade da Pesquisa Operacional como instrumento de apoio à tomada de decisões no dia a dia das empresas.

Gitman (2002) afirma que o lote econômico de compra é uma das ferramentas mais predominantes e um dos mais aprimorados instrumentos para apontar a quantidade exata de aquisição de um material de estoque. Tal autor também diz que o lote econômico de compra leva em conta vários custos operacionais e financeiros envolvidos, com o fim de determinar a quantidade do pedido que minimize os custos totais de estocagem. O propósito do Lote Econômico de Compras (LEC) na visão de Bertaglia (2009) é minimizar os custos logísticos em geral, buscando cada vez maior paridade nas vantagens e desvantagens de se preservar os estoques.

O presente artigo justifica-se devido à oscilação da demanda de folhas de papel A4 gastos em uma Instituição Pública de Minas Gerais e o desconhecimento de maneiras eficientes para manter um volume de produtos ideal.

Neste contexto, este artigo tem como objetivo minimizar os custos de estocagem, por meio de um modelo matemático como uma ferramenta para gerenciamento do estoque da  Instituição Pública.

2 METODOLOGIA

Os métodos utilizados para a estruturação do presente artigo científico foram revisão bibliográfica, pesquisa de artigos em sites acadêmicos, como: Google acadêmico e Scielo, além do estudo de caso com uma abordagem quantitativa e pesquisa aplicada, pois se faz necessário a coleta de dados numéricos para formular o modelo matemático, além de verificar a eficiência do mesmo em fornecer informações para a tomada de decisão na empresa. Para Bardin (2011), o estudo de caso busca compreender um caso em particular, sua característica comportamental e sua complexidade. A abordagem quantitativa procura quantificar resultados, avaliar as opiniões extraídas de forma numérica com perguntas muito objetivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (265 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com