TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOTE ECONÔMICO

Casos: LOTE ECONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  208 Palavras (1 Páginas)  •  321 Visualizações

Lote econômico é a quantidade ideal de material a ser adquirida em cada operação de reposição de estoque, onde o custo total de aquisição, bem como os respectivos custos de estocagem são mínimos para o período considerado. Este conceito aplica-se tanto na relação de abastecimento pela manufatura para a área de estoque, recebendo a denominação de lote econômico de produção, quanto à relação de reposição de estoque por compras no mercado, passando a ser designado como lote econômico de compras.

O LEC minimiza o custo "administrável" de um produto estocado na empresa, através do balanceamento dos custos de obtenção e de manutenção de estoques.

Exemplo: Uma empresa que determina uma compra de uma quantidade alta de materiais, 10.000 parafusos por ano, os administradores através da formula do lote econômico, vai decidir a divisão da compra em lotes, nos quais a empresa vai conseguir reduzir os custos de estocagem. (2 Lotes semestrais de 5.000 parafusos) ou ( 4 lotes trimestrais de 2.500 parafusos)... Para determinação do lote econômico, o método mais geral consiste em calcular sucessivamente os custos correspondentes a um, dois, três, quatro, seis e doze lotes por ano. O lote que resultar em custo total mínimo é o lote econômico, com suficiente rigor para todos os efeitos práticos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com