TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 9 Semestre Engenharia Civil

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

Campus – Brasília – DF

Departamento de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Visita a uma ponte estaiada, abordando os principais aspectos técnicos, econômicos e arquitetônicos das pontes estaiadas. Engenharia Civil, UNIP – Brasília / DF.

Brasília – DF

Maio / 2017

[pic 3]

Campus – Brasília – DF

Departamento de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil

Aluno: Fernando Raffaelli                                Ra: B67ADJ-6     Turma: EC9V30

Aluno: Gustavo Vasconcelos Lemos               Ra: B812F1-4      Turma: EC9V30

Aluno: Nilton de Oliveira Junior                       Ra: C658DC-5     Turma: EC9Y30

Aluno: Rafael Antunies dos Santos                 Ra: B75867-8      Turma: EC9Y30

Aluno: Richardson Pereira  de Oliveira            Ra: B72AHD-3    Turma: EC9V30

Aluno: Thyago Augusto de Souza                   Ra: B73JCF-6      Turma: EC9Y30

Aluno: Vinicius Stuart Santos                          Ra: T227364        Turma: EC9Y30

Aluno: Wagner Jorge Menezes Lima              RA: T283620        Turma: EC9Y30

Brasília – DF

Maio / 2017

Sumário

Introdução...........................................................................................................03

Fotos...................................................................................................................04

Viaduto Luciano Mendes de Almeida.................................................................05

Métodos de execução.........................................................................................06

Estaiamento com selas.......................................................................................07

Etapas de execução..........................................................................................08

Logística da obra..............................................................................................09

Complexo Viário Padre Adelino.......................................................................10

Instalação das Selas...........................................................................................11

Ficha técnica.......................................................................................................14

Bibliografia..........................................................................................................15


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de demonstrar a execução de uma ponte estaiada passo a passo, seus projetos de fundação e estrutura, projetos de viabilização da obra, junto com orçamentos e cronogramas.

Em anexo nas próximas páginas, fotos de visita ao viaduto estaiado Padre Adelino localizado na região do bairro do Tatuapé.

Neste trabalho contaremos um pouco da história da construção deste viaduto e citando outros como exemplo de projetos e desenvolvimento do empreendimento.


Fotos

[pic 4][pic 5][pic 6]


Viaduto Luciano Mendes de Almeida

A ponte tem 123 metros de extensão e é suspensa por 20 cabos de cada lado.  Executado pela Construbase, sob a coordenação da Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras) A obra custou R$ 114 milhões e vai ligar os bairros da Mooca e do Tatuapé.A estrutura fica sobre a avenida Salim Farah Maluf e recebe o nome do antigo arcebispo de Mariana, Luciano Mendes de Almeida. A inauguração, aliás, ocorre justamente no fim de semana que marca o quinto aniversário da morte do bispo.

Por ela, está prevista a passagem de uma linha atualmente desativada de trólebus --os braços de metal para segurar os fios que alimentam os ônibus já estão sendo instalados. Segundo a Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras), o outro viaduto do sistema, que liga as Ruas Catiguá e Engenheiro Balem, também será aberto.Ao custo de R$ 114 milhões, o complexo viário foi construído para melhorar a fluidez no trânsito da Salim Farah Maluf. As obras incluíram o alargamento do viaduto Pires do Rio e a criação de alças de acesso. Quando estiver totalmente aberto, dois cruzamentos na avenida --o das ruas Restinga e Padre Adelino --perderão os semáforos. A previsão da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) é de que 6,5 mil veículos circulem nos novos viadutos nos horários de pico. A obra chegou a ter quatro prazos para conclusão, durante a gestão do prefeito Gilberto Kassab (sem partido): primeiramente 2009; depois, março, maio e, finalmente, agosto deste ano.

De acordo com a Siurb, o prazo se estendeu principalmente em função de atrasos nas desapropriações, como a do terreno na cabeceira oeste do viaduto. Já para o advogado Eugênio Guadagnoli, que há alguns anos integrou um fórum de discussões sobre o complexo viário, houve falha. "Atrasar uma obra porque não se planejou logo a desapropriação indica falta de um planejamento efetivo."Outra queixa se refere ao nome escolhido para o viaduto. Segundo Guadagnoli, parte dos moradores gostaria que o viaduto fosse batizado como Braz Jaime Romano, um jornalista do bairro --a proposta chegou a virar projeto de lei na Câmara Municipal, juntamente com outros três nomes, incluindo o de Jacques De Molay, templário do século 13. No fim, optou-se pelo nome do ex-bispo auxiliar da capital, D. Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana (1930-2006), e que também foi auxiliar de d. Paulo Evaristo Arns na zona leste de São Paulo.

Métodos de execução

Segundo Antonio Fernando C. Sampaio, engenheiro da Siurb, o método foi escolhido por interferir pouco no fluxo da Avenida Salim Farah Maluf durante a obra. "Um pilar central permite a execução das lajes sem que se faça uma intervenção muito grande no movimento da avenida", explica. A prefeitura chegou a estudar a utilização de outros três sistemas convencionais: vigas pré-moldadas, caixão cimbrado e balanço sucessivo. A primeira solução, de acordo com o engenheiro da Siurb, era a mais econômica e possibilitava um cronograma reduzido. No entanto, as vigas pré-moldadas não venciam o vão pré-definido, que era de 61 m. "Não havia condição de colocar um pilar no meio da Avenida Salim Farah Maluf para adotar as vigas pré-moldadas, porque a gente também não podia reduzir as faixas, então o sistema acabou sendo descartado", conta Sampaio. Já o segundo sistema, caixão cimbrado, vencia o vão pré-definido, mas demandava a execução do cimbramento sobre a Salim Farah Maluf, o que também não era possível, pois influenciaria na altura do gabarito (distância entre o solo e a superfície inferior da laje) e não permitiria a passagem de veículos altos, como caminhões e ônibus.[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (395.5 Kb)   docx (322.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com