TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AQUECEDOR SOLAR

Monografias: AQUECEDOR SOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 6

MANUAL EXPERIMENTAL DE INSTRUÇÃO DE

MANUFATURA E USO DO

ASBC DE PORTE MÉDIO PARA AGRICULTURA E ENTIDADES ASSISTENCIAIS

VOLUME DE 1000 LITROS

Elaborado por SoSol - Sociedade do Sol

ASBC instalado no IPEC - Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado brasileiro

Foto do monitor Mauro Rocha

VERSÃO 1.0 - FEV 2008

A equipe da SoSol agradece o envio de observações e críticas para o rápido enriquecimento do presente manual.

tel: (11) 3039-8317

e-mail: info@sociedadedosol.org.br

site: www.sociedadedosol.org.br

Sumário

INTRODUÇÃO

APLICAÇÃO E CUSTOS

ESTRUTURA DO ASBC DE 1000 LITROS

MONTAGENS POSSÍVEIS COM SISTEMAS INDEPENDENTES DE 5 COLETORES CADA

1 – No caso da existência de um grande telhado

2 – No caso da existência de um telhado menor

3 – No caso da existência de uma laje

OBSERVAÇÕES GERAIS

OBSERVAÇÃO INICIAL

O presente manual só pode ser compreendido e aplicado com a prévia leitura e assimilação do Manual de Manufatura do ASBC, encontrado em: www.sociedadedosol.org.br => como fazer => manuais, do qual este manual é parte integrante. Ele só não foi integrado para evitar um arquivo excessivamente grande.

INTRODUÇÃO

O aquecedor solar de água de 1000 litros é praticamente o limite para a circulação natural da água usando-se cerca de 10 coletores. Com mais de 1000 litros, mais coletores são necessários, iniciando-se a obrigação do uso de moto-bombas e controles eletrônicos, sinônimos de mais custos e de mais manutenção.

APLICAÇÃO E CUSTOS

A aplicação prevista para o ASBC de 1.000 litros, é o fornecimento de água quente para entidades como creches, asilos, internatos, escolas, academias, quartéis, lares assistenciais, etc. assim como para o homem do campo que passa a ter uma inovadora ferramenta para simplificar seu dia a dia. Em creches, os 1000 litros podem servir para banhar de 30 a 50 crianças. Em entidades de assistência de 20 a 40 residentes maiores.

Este ASBC se paga em poucos meses, usando como base de cálculo o custo da energia elétrica. E para o homem do campo, que não conta com apoio elétrico, o custo do metro cúbico de água quente é menor do que 1/30 do custo da energia elétrica utilizada para o mesmo aquecimento. Este número se baseia no custo diário do ASBC 1000 litros, admitindo uma vida de 10 anos e um valor de implantação R$ 1000,00.

ESTRUTURA DO ASBC DE 1000 LITROS

O ASBC de 1000 Litros tem exatamente os mesmos princípios do ASBC residencial, tal como descrito nas páginas do Manual de Manufatura do ASBC. Para aumentar a eficiência do seu aquecimento, seus 10 coletores foram quebradas em dois conjuntos independentes de 5 coletores cada. Esta quebra permite evitar custos adicionais que viriam do uso de tubos e componentes de dimensão superiores a 32 mm, dimensão padrão dos tubos usados no ASBC.

O sistema foi desenvolvido no decorrer de 2005/2006. O alvo foi o de manter no sistema de 1000 litros e 10 coletores a mesma eficiência térmica de um sistema de 200 litros com dois coletores. Isto é: Vazão 5 vezes superior ao de 200 litros e diferença de temperatura entre entrada e saída da caixas iguais nos dois sistemas.

A variável estudada para se conseguir o alvo foi a altura que distancia a linha central do coletor do ponto do retorno da água quente à caixa:

No sistema de 2 coletores e com reservatório de 200 litros, a distância vertical entre um ponto da linha central do coletor e o ponto de retorno da caixa é (sugerido) de 60 cm. Ver no manual de manufatura do ASBC.

Para que o sistema de 1000 litros se aqueça tal como acontece no sistema de 200 litros, a distância vertical equivalente encontrada foi de 140 cm.

MONTAGENS POSSÍVEIS COM SISTEMAS INDEPENDENTES DE 5 COLETORES CADA

1 – No caso da existência de um grande telhado:

Esta disposição permite que possamos instalar duas fileiras superpostas de 5 coletores cada. Neste caso, a distância vertical de 140 cm é medida a partir do ponto médio entre as duas fileiras.

Não esquecer da inclinação lateral das fileiras dos coletores para evitar acúmulo de ar em algum ponto do sistema.

Procurar manter o comprimento dos tubos entre os pontos 4 e 5 o menor possível, respeitando a cota de 140 cm. Estes dois tubos de retorno sempre devem ser isolados termicamente para evitar desnecessárias perdas térmicas.

2 – No caso da existência de um telhado menor:

Esta disposição nos permite instalar duas fileiras de coletores, mas na mesma altura.

Neste caso, a distância vertical de 140 cm é medida a partir da linha central de um dos coletores de um dos dois conjuntos de 5 coletores. Se possível aquele que entrega a água ao tubo de retorno.

Não esquecer da inclinação lateral das fileiras dos coletores para evitar acúmulo de ar em algum ponto do sistema. Veja figura a seguir.

Procurar manter o comprimento dos tubos entre os pontos 4 e 5 o menor possível, respeitando a cota de 140 cm. Estes dois tubos de retorno sempre devem ser isolados termicamente para evitar desnecessárias perdas térmicas.

3 – No caso da existência de uma laje:

Esta disposição nos permite fazer a instalação de duas fileiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com