TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecedor Solar

Trabalho Escolar: Aquecedor Solar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anhanguera, Belo Horizonte, Unidade2.

Prof: Jean

Aplicações de Caliometria e Hidrostática

Construção de um Sistema de Aquecimento Solar

Integrantes:

Dayse RA:

Luis Henrique RA:

Márcio RA:

Elisângela RA:

Miranda RA:

Gloria RA:

Curso: Eng. Civil e Eng. Mecânica

Serie: 4º

Belo Horizonte,

2012

Etapa 1

Passo 1

Estudar sobre a caracterização de um fluido em equilíbrio hidrostático.

Status: OK

Passo 2

Pesquisar sobre o funcionamento de um sistema de aquecimento solar, observando a função de cada elemento que compõe esse sistema. Também pesquisar sobre os materiais que podem ser utilizados para a construção de um aquecedor solar de baixo custo.

Um sistema básico de aquecimento de água por energia solar é composto de coletores solares ( placas ) e reservatório térmico ( boiler ).

Placas =

Essas placas são responsáveis pela absorção da radiação solar. Isso quer dizer que, mesmo com o tempo nublado, irá transmitir calor para a água por causa da radiação do sol e não só pelos raios solares. O calor do sol captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

O reservatório térmico, também conhecido como “boiler”, é um recipiente usado para o armazenamento e conservação da água já aquecida pela placa do aquecedor. Esse boiler é um cilindro de cobre, inox ou polipropileno, isolados termicamente de poliuretano.

Boiler =

Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “ empurra” a água quente gerando a circulação.

A circulação também pode ser feita através de motobombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeamento, e são normalmente utilizados em piscinas e em grandes volumes.

Passo 3

Definir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com