TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecedor Solar De Garrafa Pet Utilizado Em Pequenas Propriedades Rurais.

Artigos Científicos: Aquecedor Solar De Garrafa Pet Utilizado Em Pequenas Propriedades Rurais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  1.108 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Anhanguera de Anápolis

Aquecedor Solar de Garrafas Pets Utilizado em Pequenas Propiedades Rurais

Trabalho realizado para avaliação parcial da Matéria de Extensão Rural do curso de Medicina Veterinária sob orientação da professora Médica Veterinária Ludmilla Ribeiro Martins.

Anápolis 2013

Faculdade Anhanguera de Anápolis

Aquecedor Solar de Garrafas Pets Utilizado em Pequenas Propiedades Rurais

Anápolis 2013

Aquecedor Solar de Garrafa Pet Utilizado em Pequenas Propriedades Rurais.

O aquecedor solar de garrafas PET, uma alternativa sustentável que preserva o meio ambiente e pode ser utilizada na propriedade rural, é foi destaque presente na 2ª Feira da Agricultura Familiar e Empresarial de Camaquã (Fafec) no Parque de Exposições do Sindicato Rural. Este é um projeto que a Emater/RS-Ascar desenvolve dentro da Frente Programática Responsabilidade Ambiental, em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.

O equipamento trabalha a partir do princípio físico da densidade. Dentro de garrafas PET, que servem como pequenas estufas, a água circula por canos, alojados em embalagens tetra pack, ambos pintados de preto. Os canos e as embalagens absorvem o calor da radiação solar e aquecem a água. Neste momento, a densidade da água estará mais baixa, ou seja, o fluído, expandido, ocupará um espaço maior do que quando estava fria. “A água estará, aparentemente, mais leve e tenderá a subir, em direção à caixa d’água acoplada”, comenta Márcio Dalbem. O termo-sifão é ativado desta forma e movimenta toda a água do sistema, até que os fluídos do aquecedor e na caixa d’água atinjam o equilíbrio térmico.

É necessário que a caixa d’água possua bom isolamento térmico, para isso pode ser usada espuma de poliuretano aliada a jornal, somente jornal e casca de arroz ou outros materiais que o produtor rural tenha à disposição.

Dentro da caixa há um mecanismo composto por válvula, bóias e canos, que não permite a mistura da água da rede de abastecimento com a já aquecida. “A água fria do abastecimento entra no fundo da caixa e ali permanece quando é necessário encher a caixa novamente”, explica Dalbem. Alguns agricultores atendidos pela Emater/RS-Ascar já utilizam o aquecedor solar, que reduz em até 30% os gastos com energia elétrica.

os benefícios que um aquecedor solar ecológico proporciona são inúmeros como, por exemplo, a economia de energia e a redução da degradação do meio ambiente.

“Eu nem acreditava que a água ficaria tão quente. Chegou a 42 graus!”, contou um agricultor da Comunidade de Linha Prata, onde foi instalado um aquecedor solar. “Agora queremos instalar um aquecedor também no estábulo, pois é muito bom ter água quente para realizar as atividades que envolvem a ordenha”, afirmou outro agricultor da localidade.

“Mesmo sabendo que o aquecedor funciona somente nos dias ensolarados, as famílias rurais que instalaram o aquecedor solar ecológico estão satisfeitas com os benefícios conquistados com a sua instalação”.

Água aquecida é um costume em todas as camadas da população. Apesar disso, os custos das contas de gás ou de energia elétrica e dos aparelhos necessários para isso são incompatíveis com a situação econômica de muitos brasileiros.

A ideia do Aquecedor Solar com Descartáveis é simples: uma tubulação ligada ao reservatório da residência mantém a água circulando por módulos de aquecimento. Estes painéis são construídos com embalagens longa vida pintadas de preto, que retêm o calor do sol. Garrafas PET têm a função de proteger o conjunto de influências externas, como ventos e chuvas, e os canos, também pintados de preto, passam por dentro das garrafas e transferem o calor das embalagens para a água.

Esquema que demonstra o funcionamento do aquecedor solar com recicláveis (Foto: Divulgação/Sema-PR)

José patenteou o invento para permitir sua utilização livre. "É uma forma de divulgar a utilização do aquecimento solar e quebrar o estigma de que se trata de algo acessível apenas a pessoas de alta renda", diz. "Também foi uma maneira que encontrei de contribuir com a comunidade", completa.

Confira, abaixo, parte do passo a passo para a construção do aquecedor. O processo completo pode ser visto no manual criado por José.

Material:

Os materiais recicláveis devem ser utilizados pós-consumo, mas para evitar a proliferação de microrganismos, lave as embalagens e deixe secar antes de começar o trabalho.

As quantidades especificadas abaixo servem para a fabricação de um aquecedor que supre as necessidades de 4 pessoas.

Itens:

- 240 garrafas PET transparentes de 2 litros. Dê preferência às de formato cônico. Garrafas coloridas não são recomendadas, pois absorvem calor, o que pode prejudicar a eficiência do aquecedor;

- 220 embalagens longa vida de 1 litro;

- 54 metros de tubos soldáveis em PVC de 20 mm;

- 80 conexões T em PVC de 20 mm;

- 1 rolo grande de fita de autofusão;

- 2 litros de tinta esmalte sintética na cor preto fosco;

- 1 rolo de 10 cm para pintura;

- 1 par de luvas;

- 1 estilete;

- 1 tubo de PVC de 100 mm com 70 cm de ;

- 1 martelo de borracha;

- 1 pote com 175 g de cola para PVC com pincel

- 1 arco de serra;

- 1 tábua de madeira com no mínimo 120 mm de comprimento;

- 9 pregos;

- 1 ripa pequena com cerca de 15 cm de comprimento;

- 1 rolo de fita crepe com largura de 19 mm

Modo de fazer:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com