TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ESTRUTURAS METÁLICAS

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.987 Palavras (16 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 16

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ANO LETIVO: 2017.1 | PERÍODO: P7 – NOTURNO

DISCUPLINA: RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS

PROFESSOR: COELHO JÚNIOR

ORLANDO BRITO

ESTRUTURAS METÁLICAS

JOÃO PESSOA - PARAÍBA

MARÇO DE 2017

ESTRUTURAS METÁLICAS

1. INTRODUÇÃO

Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade.

Das primeiras obras como a Ponte Iro bridge na Inglaterra, de 1779 aos ultramodernos edifícios que se multiplicaram pelas grandes cidades, a arquitetura em aço sempre esteve associada à ideia de modernidade, inovação e vanguarda, traduzida em obras de grande expressão arquitetônica e que invariavelmente traziam o aço aparente.

No entanto, as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética de expressão marcante; redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais e mão de obra e aumento da produtividade, passaram a ser fatores chave para o sucesso de qualquer empreendimento.

Atualmente existem vários estudos e publicações envolvendo patologia dos edifícios no meio acadêmico, mas, na grande maioria deles, o tipo de construção abordada são as estruturas executada em concreto armado.

Com menos ênfase, temos ainda alguns estudos envolvendo as patologias das construções em madeiras e por último, de modo bem sucinto, alguns artigos relativos às construções em aço.

Sendo o aço um material de natureza e características bastante diferenciadas das do concreto armado e da madeira, verifica-se que alguns dos problemas que surgem quando de sua utilização são bastante específicos.

É imperativo saber lidar com estes problemas para poder manter o desempenho de qualquer edificação em patamares aceitáveis durante sua vida útil. Porém, em nosso país, muito pouco se conhece sobre esta metodologia construtiva, e consequentemente os diversos problemas que surgem em função de sua utilização nas construções, muitas vezes, são resolvidos de maneira inadequada e ineficientes.

A segurança, como ponto de enorme atenção, sempre deve se sobressair em um projeto de estruturas metálicas, pois dessa forma é possível impedir problemas futuros e evitar tragédias, acontecimentos esses que podem se originar por pequenas falhas no trabalho realizado indevidamente.

O aspecto financeiro é, sem sombra de dúvida, o de maior destaque entre todos. Já foi comprovado para as estruturas de concreto armado que a soma dos custos de execução de uma edificação com o custo de estudo e correção de qualquer manifestação patológica é sempre maior que o custo de execução e manutenção de uma estrutura com desempenho adequado. Em uma linguagem mais simples significa dizer que é mais barato construir com qualidade, com programação de manutenção, do que economizar na construção, em detrimento da qualidade, implicando em futuros gastos com recuperação da estrutura. Isso sem contar que os gastos com recuperação crescem em progressão geométrica a medida que se posterga a tomada de decisões.

2. VANTAGENS NO USO DO AÇO

O sistema construtivo em aço apresenta vantagens significativas sobre o sistema construtivo convencional:

A) Liberdade no projeto de arquitetura: A tecnologia do aço confere aos arquitetos total liberdade criadora, permitindo a elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante.

B) Maior área útil: As seções dos pilares e vigas de aço são substancialmente mais esbeltas do que as equivalentes em concreto, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno e aumento da área útil, fator muito importante principalmente em garagens.

C) Flexibilidade: A estrutura metálica mostra-se especialmente indicada nos casos onde há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios. Além disso, torna mais fácil a passagem de utilidades como água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.

D) Compatibilidade com outros materiais: O sistema construtivo em aço é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas in loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, painéis "drywall", etc).

E) Menor prazo de execução: A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, a possibilidade de se trabalhar em diversas frentes de serviços simultaneamente, a diminuição de formas e escoramentos e o fato da montagem da estrutura não ser afetada pela ocorrência de chuvas, pode levar a uma redução de até 40% no tempo de execução quando comparado com os processos convencionais.

F) Racionalização de materiais e mão-de-obra: Numa obra, através de processos convencionais, o desperdício de materiais pode chegar a 25% em peso. A estrutura metálica possibilita a adoção de sistemas industrializados, fazendo com que o desperdício seja sensivelmente reduzido.

G) Alívio de carga nas fundações: Por serem mais leves, as estruturas metálicas podem reduzir em até 30% o custo das fundações.

H) Garantia de qualidade: A fabricação de uma estrutura metálica ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.

I) Antecipação do ganho: Em função da maior velocidade de execução da obra, haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.

J) Organização do canteiro de obras: Como a estrutura metálica é totalmente pré-fabricada, há uma melhor organização do canteiro devido entre outros à ausência de grandes depósitos de areia, brita, cimento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com