TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS e PREDIAIS ESGOTO SANITÁRIO

Por:   •  11/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.767 Palavras (16 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

                

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

[pic 2]

INSTALAÇÕES HIDROSANITÁRIAS e PREDIAIS

ESGOTO SANITÁRIO

Campinas

Setembro / 2020

  1. Esgoto

  1. Introdução

O esgoto doméstico é formado a partir do uso da água potável. Uma vez tento sido feito nossos procedimentos de higienização e produção alimentícia com a utilização da água tratada, produzimos o esgoto doméstico.

De uma forma geral as edificações geram o esgoto, porém de acordo com a função e ocupação destas edificações. Neste caso temos os esgotos domésticos, industriais, comerciais, institucionais, etc...

Nas edificações onde há a presença humana sempre será gerado o que denominamos de esgoto doméstico, porém conforme acima mencionado há edificação poderá ter outros tipos de esgoto como as indústrias, as lavanderias, os hospitais que além dos esgotos domésticos geram o esgoto proveniente da atividade que é desenvolvida em seu processo de produção.

O conteúdo de desta disciplina tem como objetivo o estudo do esgoto doméstico, os demais devem ser vistos em disciplinas especificas.

Conforme o código de obras, do município de Campo Grande/MS, lei de nº1866, de 26/12/1979:

Art . 134 – Serão permitidos somente o uso de fossas, nas construções não servidas por rede de esgotos.

Parágrafo Único – Para a abertura das fossas será exigido o afastamento de 1,50m (um metro e cinqüenta centímetros) de qualquer edificação bem como o mesmo afastamento quanto à divisas e alinhamento do lote.

A instalação de esgoto doméstico possui a finalidade de coletar a afastar da edificação todos os despejos gerados do uso da água para fins higiênicos, encaminhando-os para um destino adequado. E as instalações de águas pluviais fazem a interligação com as redes existentes e/ou encaminha para o local indicado pelas concessionárias locais.

A NBR 8160:1999 descreve que o sistema de esgoto sanitário tem por funções básicas coletar e conduzir os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitários a um destino apropriado. O projeto do sistema hidrossanitário visa garantir níveis aceitáveis de higiene, segurança, funcionalidade, manutenção, economia e conforto dos usuários.

As instalações de águas pluviais propõem-se a coletar e afastar toda a água servida e de chuva respectivamente, interligando-as com as redes existentes e/ou encaminhando-as para local indicado pelas concessionárias locais.

A norma ainda determina que o sistema predial de esgoto sanitário deve ser separador absoluto em relação ao sistema predial de águas pluviais, ou seja, não deve existir nenhuma ligação entre os dois sistemas.

De acordo com LIMA (2013), os sistemas de tubulações e peças que constituem os esgotos sanitários de uma edificação, que compõem essa instalação. Essas instalações devem ser capazes de:

  • Coletar os esgotos das residências;
  • Afastar de forma eficiente os dejetos;
  • Impedir a contaminação do interior das edificações por gases provenientes do esgoto;
  • Impedir a entrada de insetos, ratos e outros animais;
  • Impedir a contaminação da água potável.

Nos projetos de sistemas prediais de esgoto sanitário vamos traçar e dimensionar as tubulações que vão desde os aparelhos sanitários até o coletor público de esgoto. O projeto deve permitir: rápido escoamento do esgoto para fora do ambiente e para fora da edificação não permitindo o seu refluxo; o escoamento deve ser feito por gravidade devendo possuir uma declividade constante; e não deve permitir que os gases da decomposição do esgoto provenientes da fossa ou do coletor público entrem no ambiente e nas edificações. Os gases ficam impedidos de passarem devido ao feixe hídrico (camada líquida que impede a passagem dos gases e insetos).

A ABNT NBR 8160/1999 estabelece exigências e recomendações destinadas à elaboração de projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas prediais de esgoto sanitário, para atenderem às exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários, tendo em vista a qualidade destes sistemas.

Águas residuais ou servidas geralmente denominada de esgoto são caracterizadas pelas

águas que possuem sua propriedade física e química alteradas após a utilização nas atividades humanas. Nessa mesma linha a NBR 9648/1986, determina que esgoto sanitário é o despejo líquido constituído de esgotos doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição pluvial parasitária, dessa forma, em conformidade com a norma o esgoto pode ser diferenciado quanto a sua origem, definindo as categorias:

  • Esgoto doméstico: despejo líquido resultante do uso da água para a higiene e necessidades fisiológicas humanas.
  • Esgoto industrial: despejo líquido resultante dos processos industriais, respeitados os padrões de lançamento estabelecidos.
  • Água e infiltração: Toda água, proveniente do subsolo, indesejável ao sistema separador e que penetra nas canalizações.
  • Contribuição pluvial parasitária: Parcela de deflúvio superficial inevitavelmente absorvida pela rede coletora de esgoto sanitário.

Nos parâmetros da NBR 8160/1999 o sistema predial de esgoto deve estar isolado em relação ao sistema predial de águas pluviais, ou seja, não deve existir nenhuma ligação entre os dois sistemas.

O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a:

  • Evitar a contaminação da água, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, como nos ambientes receptores;
  • Permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações;
  • Impedir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário atinjam áreas de utilização;
  • Impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema; e) permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionáveis;
  • Impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação;
  • Permitir a fixação dos aparelhos sanitários somente por dispositivos que facilitem a sua remoção para eventuais manutenções.

Os esgotos primários serão constituídos pelas tubulações que coletam despejos de vasos sanitários e mictórios. O ramal oriundo do mictório será lançamento no coletor primário. Os tubos e conexões serão em PVC rígido. A rede será ventilada de modo a permitir a troca de ar com a atmosfera, protegendo o fecho hídrico dos desconectores e encaminhamento dos gases emanados para a o exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com