TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS LINHAS DE FLUXO

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

ADENSAMENTO DOS SOLOS

Agnaldo Marcelino da Silva Junior (1), Luis Otávio Vargas (2), Mateus Rodrigues Campos (3), Renata Matos (4),Nancy Tiemi Isewaki (5).

(1) Graduando em Engenharia Civil - Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.  agnaldojunior@unipam.edu.br        

(2) Graduando em Engenharia Civil - Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

luisotaviovargas@gmail.com

 (3) Graduando em Engenharia Civil - Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

mateusrcampos@unipam.edu.br

(4) Graduando em Engenharia Civil - Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

renatamatos@unipam.edu.br 

(5) Professora do curso de Engenharia Civil - Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM.

nancyti@unipam.edu.br 

  1. INTRODUÇAO

Adensamento é um processo lento e gradual de redução do índice de vazios de um solo por expulsão do fluido intersticial e transferência da pressão do fluido (água) para o esqueleto sólido, devido a cargas aplicadas ou ao peso próprio das camadas sobrejacentes.

A variação de volume dos solos por efeito de compressão é influenciada pela: granulometria, densidade, grau de saturação, permeabilidade e tempo de ação da carga de compressão.

O ensaio deve ser executado em ambiente com temperatura ambiente constante. De acordo com a ABNT NBR 12007, o procedimento é da seguinte forma, após a colocação da célula de adensamento no sistema de aplicação de carga com os devidos ajustes, instalar o extensômetro e aplicar uma pressão de assentamento de 5 kPa para solos resistentes ou 2 kPa para solos moles. Depois de feito isso é colocado pesos que são transformados em pressão, para anotar o quanto o solo se deformou.

Este trabalho por fim, tem por objetivo de determinar as propriedades de adensamento do solo, caracterizadas pela velocidade e deformações, quando o solo é confinado e axialmente carregado e drenado.

  1. MATERIAIS E METODOS

O ensaio de Adensamento Unidimensional do solo foi realizado no laboratório de Mecânica de Solos do UNIPAM (Centro Universitário de Patos de Minas) de acordo com a norma da ABNT – NBR 12007/1990, onde seu objetivo é prescreve o método de determinação das propriedades de adensamento do solo, caracterizado pela velocidade e magnitude das deformações, quando o solo é lateralmente confinado, axialmente carregado e drenado.

Para este experimento utilizou-se uma determinada quantidade de solo especifica. Onde os equipamentos necessários foram cápsulas de alumínio, balança com capacidade nominal de 10 kg e 200g e resolução de 1 e 0,1g, estufa com termostato regulador que permite manter a temperatura entre 105 e 110ºC, prensa de adensamento, célula (anel de adensamento), jogos de pesos para transmissão de pressão ao corpo de prova, relógio e cronômetro e extensômetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (394.7 Kb)   docx (282.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com