TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MAQUINAS ELETRICAS

Por:   •  15/12/2021  •  Projeto de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

Tabela Periódica

A tabela periódica é uma representação gráfica dos elementos químicos, organizados em função do seu número atómico. A tabela periódica atual tem todos os elementos químicos conhecidos até hoje. Na tabela periódica existem 18 colunas verticais e 7 linhas horizontais.

Como já foi referido, os elementos químicos estão ordenados pelo seu número atómico. Também estão distribuídos de acordo com as suas características, assim, com a posição de um elemento químico, é possível prever algumas das suas propriedades e comportamentos.

Existem 2 tipos de elementos químicos, os elementos químicos naturais e os elementos químicos artificiais. Os elementos químicos naturais, como o nome indica, existem na natureza e têm um número atómico menor que 92 referente ao elemento químico urânio, exceto o tecnécio e o promécio. Os elementos químicos artificiais são produzidos em laboratório e têm um número atómico superior ao do urânio.

Grupos

As colunas verticais na tabela são chamadas de grupos ou famílias. Os elementos do mesmo grupo ou família, têm o mesmo número de eletrões de valência. Os elementos do grupo 1 tem um eletrão de valência, do grupo 2 dois eletrões, do grupo 18 a camada está completamente preenchida (gases raros ou nobres).

Grupo 1: Alcalinos;

Grupo 2: Alcalino-terrosos;

Grupo 17: Halogéneos;

Grupo 18: Gases Nobres ou Gases Raros.

Halogéneos

Os elementos halogéneos formam moléculas diatómicas elementares. Reagem com metais alcalinos ou alcalino-terrosos, formando halogenetos. A reatividade dos halogéneos diminui ao longo do grupo.

Períodos

As linhas horizontais da Tabela Periódica são chamadas de períodos.

Todos os elementos do mesmo período têm o mesmo número de níveis de energia. Quando se passa de um período para outro, os elementos passam a ter mais um nível de energia disponível.

História

A Tabela periódica que conhecemos hoje em dia, não é a mesma de sempre. Ao longo da História, muitas delas foram tentativas de organizar os elementos químicos de acordo com as suas propriedades e regras, aparecendo vários critérios de classificação.

No ano de 1789, o químico Antoine Lavoisier destacou-se na tentativa de organizar os 30 elementos químicos conhecidos nessa altura. Organizou-os por elementos metálicos, não metálicos e terrosos, de acordo com as suas propriedades.

Em 1829, Johann Wolfgang Döbereiner, um químico alemão constatou que certos grupos de três elementos, designados de tríades, possuíam propriedades semelhantes. Evidenciou que a massa atómica do elemento intermédio de cada tríade ser próxima da média aritmética dos outros dois elementos. Esta regra só podia ser aplicada a poucos elementos.

Em 1862, o químico francês Alexandre-Emile Béguyer de Chancourtois criou um novo modelo chamado de “parafuso telúrico”. Para a criação deste modelo, ele organizou numa espiral todos os elementos químicos conhecidos em volta de um cilindro, dispondo-os por ordem crescente de massa atómica. Este modelo não teve uma grande aceitação.

No ano de 1864, John Alexander Reina Newlands, um químico inglês, tentou explicar que tal como as escalas musicais se repetem a cada 8 notas, as propriedades dos elementos pareciam repetir-se a cada 8 elementos quando organizados por ordem crescente de massa atómica. Esta Lei foi conhecida como “Lei das oitavas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com