TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de máquinas elétricas

Tese: Atividade de máquinas elétricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

Atividades de Máquinas elétricas Cap. 04

1. Cite e comente 3 vantagens dos motores síncronos.

R: AUTO RENDIMENTO:Além de considerarmos o custo inicial na aquisição do

motor síncrono, devemos considerar os ganhos que podem ser obtidos pelos baixos custos operacionais.

CORRECÃO DO FATOR DE POTÊNCIA: Os sistemas de potência de energia elétrica são baseados não em potência ativa em kW gerada, mas também no fator de potência na qual ela é fornecida.

VELOCIDADE CONSTANTE: Independentemente das variações de carga e desde que a carga se mantenha dentro da limitação do conjugado máximo (pull-out) do motor, a rotação média do motor síncro se mantém constante.

2. Cite e comente 3 Características de Funcionamento do Motor Síncrono.

R: CONJUGADO: O projeto do motor síncrono sempre deve ser feito levando-se em consideração as características da carga a ser acionada e com isto os conjugados e inércia têm uma importância muito grande na especificação do motor.

INÉRCIA: Motores Síncronos para acionar cargas de alta inércia são construídos em carcaças maiores para atender as condições de aceleração.

CONJUGADO DE PARTIDA: É o conjugado que o motor deve desenvolver para vencer o conjugado resistente da carga parada, ou seja, é o conjugado de partida da carga.

3. Cite e comente os tipos de Excitação de um Motor Síncrono.

R: EXCITATRIZ ESTÁTICA (com escovas): São constituídos de anéis coletores e escovas que possibilitam a alimentação de corrente dos pólos do rotor através de contato deslizante.

EXCITATRIZ BRUSHLESS (sem escova): Motores Síncronos com sistema de excitação brushless possuem uma excitatriz girante, normalmente localizada em um compartimento na parte traseira do motor.

4. Cite algumas aplicações de Motores síncronos.

R: Devido a suas características construtivas, operação com alto rendimento e

adaptabilidade a todos os tipos de ambiente, são utilizados em praticamente todos os

segmentos da indústria, tais como: Mineração (britadores, moinhos, correias transportadoras e outros); Siderurgia (laminadores, ventiladores, bombas, compressores); Papel e celulose (extrusoras, picadores, desfibradores, compressores, moedores,descascadores); Saneamento (bombas); Química e petroquímica (compressores, ventiladores, exaustores); Cimento (britadores, moinhos, correias transportadoras); Borracha (extrusoras, moinhos, misturadores).

5. Comente sobre as partes construtivas de um Motor Síncrono.

R: CARCAÇA: Sua função principal é apoiar e proteger o motor, alojando também o pacote de chapas e enrolamento do estator.

ESTATOR BOBINADO: É constituído de partes magnéticas estacionárias, incluindo o pacote laminado de chapas de aço silício e o enrolamento do estator, que opera com alimentação de potência em corrente alternada para gerar o campo magnético girante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com