TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Máquinas Elétricas

Trabalho Universitário: Máquinas Elétricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

A máquina elétrica mais frequentemente utilizada na prática, sobretudo na indústria, é a máquina de indução, também chamado de máquina assíncrona, sobretudo quando operando em regime de motor. O nome advém do fato de a velocidade do rotor ser diferente da velocidade do campo girante produzido pela armadura.

Dado que o desempenho da máquina de indução como gerador é geralmente inferior à sua performance como motor, ela raramente é empregada como gerador, mas sim como motor, sendo assim conhecida como motor de indução, ou ainda motor assíncrono. O seu largo emprego se justifica pela sua robustez (não existe partes que se desgastam facilmente, tais como comutador e escova), pelo seu baixo custo, pouca necessidade de manutenção e possibilidade de emprego em praticamente qualquer aplicação, incluindo ambientes hostis, ambientes explosivos, ambientes com poeiras, aplicações navais, etc.

No motor de indução a corrente alternada é fornecida diretamente ao estator, ao passo que o rotor recebe a corrente por indução a partir do estator. O enrolamento do estator é como o na máquina síncrona. Quando a excitação é feita por uma fonte polifásica equilibrada, um campo magnético é produzido no entreferro girando na velocidade síncrona. Essa velocidade é determinada pelo número de pólos do estator e pela frequência aplicada ao estator.

O objetivo deste relatório, aula prática I - é a obtenção dos parâmetros do circuito equivalente do motor de indução trifásico. Para se determinar os parâmetros do circuito equivalente serão feitos e apresentados os testes de rotor a vazio, alimentação CC do estator e rotor bloqueado. Serão apresentados também os circuitos equivalentes de cada teste, bem como as equações obtidas em cada teste para o cálculo dos parâmetros. Na aula prática II – tem-se como objetivo analisar nos ensaios o comportamento de um motor de indução trifásico, desde seu arranque até sua estabilização. Assim obtém-se curvas para esses motores.

O teste de rotor a vazio de um motor de indução é feito sem carga no eixo do motor, e fornece informações em relação à corrente de excitação e as perdas a vazio. Geralmente, esse ensaio é executado em frequência nominal e com tensões polifásicas equilibradas, aplicadas aos terminais do estator.

O teste de rotor bloqueado fornece informações sobre as impedâncias de dispersão. O rotor é bloqueado, de modo que não possa girar, e tensões polifásicas equilibradas são aplicadas aos terminais do estator.

No teste de alimentação CC do estator não há tensão induzida no rotor, nem reatância no circuito. É aplicada tensão CC entre dois terminais, elevando-a até obter a corrente nominal. Esse tipo de ensaio fornece o valor da resistência do estator.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com