TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES

Dissertações: AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  9.598 Palavras (39 Páginas)  •  1.266 Visualizações

Página 1 de 39

1. OBJETIVO DO TRABALHO

A criptografia de dados é estabelecida por transformação de informação escrita legível em um modo que é definido como um código ilegível para algum usuário, que por meio desse método implicara em uma ocultação de informação para pessoas que não seriam autorizadas a utilização dos meios a qual o programa foi criptografado.

Definimos a criptografia como modo de escrever cifras ou códigos, onde o código deixa como um conjunto de mensagens incompreensíveis, um processo determinado para que apenas o destinatário a qual desejar enviar a mensagem terá a disponibilidade de ler a mensagem com clareza, disponibilizando a decifração do código.

Realizamos o desenvolvimento desse trabalho através de conceitos abordados através de pesquisas feitas pelo grupo em foco a historia da criptografia em relação aos tipos de chaves (Assimétrica e Simétrica).

2. Introdução

Atualmente vivemos na era que a tecnologia predomina todo o mundo, e assim podemos dizer que tudo que fizermos durante a utilização da internet é necessário o uso da criptografia, acesso da internet nos dias de hoje é possível verificar extratos de sua conta bancaria, realizar depósitos e transferências de dinheiro, efetuar compras com cartões de créditos comunicar-se com outra pessoa em qualquer parte do mundo através de e-mail ou se não com a popularidade e vários meio de redes sociais que se situam no cotidiano das pessoas, ou até mesmo a variação de celulares como smartphones que tem a possibilidade do acesso a internet e da mesma forma as empresas que tem um foco em agilidade e rapidez em seus serviços, elas visam repassar informações que podem ser confidenciais ou não através de acessos a internet e enviando a seus destinatários com informações muito sigilosas.

Então com para restringir os acessos indevidos dos hackers, as pessoas a qual ficam fazendo teste para a quebra dos códigos de criptografia e acessar aos arquivos não autorizados.

As diferentes maneiras de garantir segurança da informação e proteger redes de computadores estão baseadas na aplicação de técnicas de criptografia. A segurança da informação deve garantir quatro propriedades: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade. A confidencialidade implica que uma informação só pode ser acessada por quem detém um determinado nível de privilégio ou autorização. A propriedade da integridade significa que uma informação só pode ser modificada por quem tem a devida autorização para fazê-lo, isto é, deve-se prover a capacidade de garantir que uma informação não seja modificada por terceiros não autorizados. Uma informação deve estar disponível sempre que uma parte autorizada necessitar consultá-la. Essa é a propriedade de disponibilidade, a qual implica a definição de mecanismos alternativos de armazenamento ou de acesso à informação, e a proteção física e lógica do local de armazenamento para que a informação esteja disponível sempre que necessário. Por último, a propriedade de autenticidade visa a garantir que as partes envolvidas sejam realmente quem elas dizem ser, ou seja, é preciso garantir a identificação das partes.

3. Criptografia (Conceitos gerais)

A criptografia é um sistema que codifica uma informação. Mas o que significa criptografia? A palavra criptografia é a junção de duas palavras gregas Kryptós significa oculto e Gráphein significa escrever no pé da letra significa escrita oculta.

A criptografia e utilizada há muito tempo para codificar informações importantes que apenas os que conhecem o método que foi codificado consiga ler, trazendo mais segurança para a informação não cair em mãos erradas durantes épocas de guerras e ameaças.

Na guerra fria se usava muito o esquema de criptografia para os soviéticos ou americanos não soubesse que tipo de plano um pais ou outro estava traçando, um exemplo bem conhecido de criptografia é o código Morse, onde os intervalos era o parâmetro que definia quais letras e números estavam na mensagem. O Morse foi muito utilizado durante a segunda guerra mundial onde a informação enviada era decodificada de acordo com a intermitência do pulso elétrico se descobria qual era o assunto que estava sendo passado a diante (intermitência é um intervalo de um pulso a outro).

Na informática a criptografia é constantemente usada desde quando digitamos uma letra em nosso teclado ate mesmo quando enviamos alguma informação pela web.

Para se criptografar usa-se uma técnica chamada chaves criptográficas, é basicamente um conjunto de bits (Unidades de dados) baseado em um algoritmo capaz de codificar ou decodificar alguma informação, o receptor da mensagem necessita ter a mesma base criptográfica da qual foi enviada a informação se não se torna impossível de se decodificar a mensagem. Estamos habituados a usar a criptografia indiretamente em nossas vidas, ao utilizar o teclado de um computador ou qualquer aparelho baseado em enviar e receber dados.

Ao utilizar a criptografia se obtém varias vantagens aparentes, e a principal delas é que este sistema de codificação, protege as informações sigilosas, protege arquivos importantes de um computador de houver alguma invasão por meio de hackers, protege informações de algum país contra espionagem, sem contar que apenas um numero restrito de pessoas irão saber sobre o conteúdo sigiloso.

Chaves criptográficas

É um conjunto de bits secreto onde apenas o computador ou pessoa que possuir o mesmo padrão de chaves poderá acessar uma informação. Funciona basicamente como a fechadura de uma porta onde cada pino é movido para uma posição correta, o mesmo acontece com as informações dentro de um computador.

Existem duas formas de se codificar uma informação usando criptografia, por meio de códigos ou cifras. No sistema de código são predefinidos os códigos a serem utilizados para esconder uma informação, e ambos o receptor e o emissor necessita ter estes códigos em mãos para se decifrar uma mensagem, a grande desvantagem deste sistema é que é muito fácil de ser descoberto, já que os códigos não mudam, pensando num exemplo real se numa guerra é utilizada por um tempo razoável a troca de informação pelo método codificado seria mais fácil do inimigo descobrir o sistema e conseguir interceptar as informações sigilosas.

Na forma cifrada a mensagem é criptografada substituindo um caractere pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com