TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Técnicas Criptográficas: Conceitos, Usos E Aplicações

Ensaios: As Técnicas Criptográficas: Conceitos, Usos E Aplicações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

2. Introdução

Desde a Antiguidade, a habilidade de disfarçar uma mensagem de forma que somente o destinatário possa acessá-la tem sido muito importante.

Para atender essa necessidade foi criada a Criptografia, que será abordada nas paginas desse trabalho.

Ela diz respeito ao conjunto de princípios e técnicas utilizados na proteção digital ou mecânica de informações, que são utilizadas desde a antiguidade greco-romana.

As práticas criptográficas eram inicialmente aplicadas por ferramentas mecânicas muito simples e perspicazes, que ocultavam mensagens legíveis, cifrando-as em formatos incompreensíveis.

Historicamente, quatro grupos de pessoas contribuíram para sua evolução:

- Os militares (o grupo mais importante);

- Os diplomatas;

- Pessoas que gostam de guardar memórias; e

- Os amantes.

A criptografia com sua evolução se tornou um campo de estudo que interessa a grandes instituições que compõem nossa era.

Empresas, bancos, militares, serviços secretos, gerentes de rede e hackers, enfim, mocinhos e vilões da era moderna que lutam por campos, informações e dados confidenciais, as pessoas que desejam proteger uma informação e as outras que pretendem conhecê-la.

A necessidade de se proteger uma informação, seja ela armazenada, ou seja, ela em trânsito, tem sido uma grande preocupação, o que gerou um campo de estudo que surgiu desde a Antiguidade e que permanece ativo até os dias de hoje.

A crescente complexidade dos cálculos envolvidos na criptografia fez com que o advento da computação pudesse explorar tais conceitos com maior eficácia, devido à rapidez com que os computadores processam operações.

Assim com o advento e a chegada dos computadores, o armazenamento e a transmissão da informação passaram a ser feitos, em grande parte, em sistemas informatizados, tornando-se imprescindível protegê-los.

5

As necessidades e motivos são dos mais variados, Generais precisam dar ordens a seus comandados sem que essas ordens caiam nas mãos do inimigo, o que poderia alertá-lo sobre as táticas, os movimentos de tropas, gerando uma eminente derrota, devido a isso os militares perceberam as necessidades advindas da adoção das técnicas criptográficas.

Líderes políticos precisam trocar informações extremamente confidencias com seus aliados e comandados com propósitos específicos.

Para eles é vital que estas informações estejam escondias dos olhos dos adversários e dos curiosos. Enfim, a arte de disfarçar uma informação, torna-la secreta, sigilosa, codificar uma mensagem e transmiti-la de uma maneira que somente o destinatário possa compreendê-la, evitando que qualquer outra pessoa possa decifrar entender, compreender, roubar ou até alterar esta informação, tem sido vital em várias áreas.

Irmã gêmea da antiga arte de criar códigos está a de quebrá-los, de desenvolver outras técnicas que lhes permitam decifrar uma mensagem ou informação codificada com a finalidade de descobrir seu o valor de seu conteúdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com