TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.887 Palavras (8 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS PARAÍSO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES

CRIPTAC

SÃO PAULO

2015

UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMPUS PARAÍSO.

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

AS TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS, CONCEITOS, USOS E APLICAÇÕES

CRIPTAC

Trabalho de semestral apresentado para a
Disciplina de Linguagem de Programação
Estruturada, sendo aplicada à grade do curso de Sistemas De Informação e sob “orientação” do professor Alécio.


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Legenda da figura         8

Figura 2- Legenda da figura        11

 


Sumário

Objetivo do Trabalho.        6

Resumo        7

Introdução        8

Criptografia - Conceitos Gerais        9

As principais técnicas de criptografia        10

Chave Simétrica        10

Chave Assimétrica        11

Criptografia nas Redes Sem Fio        11

Dissertação        12

Estruturação, conceitos e fundamentação        12

Vantagens        12

Aplicações        12


Objetivo do Trabalho.

O principal objetivo do trabalho, é apresentar os conceitos fundamentais da criptografia, analisando a evolução em sua história e aplicações dando ênfase na criptografia de chave simétrica abordando seus benefícios, principais sistemas que a utilizam e a motivação da escolha desta técnica. Apresentar ainda uma discussão comparativa entre criptografia de chave simétrica, assimétrica e métodos de "hash", suas vulnerabilidades e possíveis melhorias no projeto de software que será desenvolvido em Linguagem de Programação C#, estruturado, que será capaz de criptografar e descriptografar mensagens simples de até 128 caracteres de forma eficaz.


Resumo

 Atualmente é muito comum em meios de comunicação a abordagem do tema "globalização", cada vez mais percebe-se a facilidade com que diferentes povos podem interagir e trocar informações, isso deve-se principalmente ao avanço da tecnologia, que vem crescendo de maneira que quando um autor acaba de escrever um livro sobre tecnologia, este livro pode ser considerado atual, mas é possível que em sua data de publicação o mesmo já esteja desatualizado.

Para as grandes empresas é claramente imprescindível o uso da tecnologia da informação, já que ela é a base de toda e qualquer transação ou informação que é passada entre estados, países e continentes. Se tantas informações importantes são transmitidas por meios informatizados, é imprescindível pensar na segurança da transmissão, isso porque certamente aparecerão pessoas que, em busca do benefício próprio, estudarão por dias e até anos para conseguir driblar um sistema encontrando suas falhas. Com o passar dos anos as empresas foram encontrando diferentes maneiras de afastar os famosos "hackers", isso também promoveu o ramo da tecnologia no nicho de Segurança de Informação.

Desde meados de 1900 antes de Cristo, a criptografia é utilizada para realizar a transmissão de dados, e a criptografia veio evoluindo a medida que a tecnologia foi tomando conta da população, hoje em dia é amplamente usada em empresas de todos os portes. Trata-se de um conjunto de técnicas e princípios que visam a mudança de uma determinada mensagem de uma forma lógica tornando-a ilegível para qualquer pessoa que não seja o seu destinatário, evitando uma possível má consequência caso tal informação caia em mãos erradas.


Introdução

Em um mundo cada vez mais informatizado, torna-se essencial a utilização da criptografia na transmissão de dados devido à segurança que a mesma oferece. Estima-se que o primeiro uso da criptografia ocorreu em meados de 1900 a.C. e com o passar do tempo evoluiu consideravelmente, trata-se de um conjunto de princípios e técnicas que visam modificar, de forma lógica, uma determinada informação tornando-a ilegível para qualquer pessoa, exceto ao destinatário, pois o mesmo possui as regras e códigos para decifrar tal informação que lhe foi enviada. Mas qual o motivo de usar a criptografia na tecnologia da informação? Por que ela é necessária? O uso dela está relacionado, hoje, principalmente a segurança de sistemas, grandes organizações transmitem diariamente diversas mensagens sigilosas, estratégicas e vitais para os negócios da empresa, cria-se então a necessidade dessas informações estarem seguras, a criptografia há muito tempo é algo que satisfaz eficientemente essa necessidade pois qualquer falha em qualquer parte do sistema não terá o risco de que pessoas indevidas tenham acesso à informações sigilosas e mesmo que uma pessoa indevida consiga este acesso, não conseguiria descriptografar seu conteúdo pois não possui as regras de descriptografia. Mas como criptografar uma mensagem? A criptografia sofreu diversas evoluções ao longo da história, desde a famosa caixa de César aos bem elaborados programas criados hoje em dia, mas o que chama a atenção é como a criptografia sempre esteve em alta nas grandes empresas, organizações e instituições em todas as partes da história de nossa humanidade.


Criptografia - Conceitos Gerais

Do grego “kryptós” (ocultar) e “gráphein” (escrever), a criptografia o processo que reúne técnicas com o objetivo de de escrever mensagens em código. Abrange um campo de estudos responsável pelas comunicações secretas usadas para:

  • Autenticidade de usuários;
  • Proteger o sigilo de informações em comunicações pessoais e transações comerciais e bancárias;
  • Proteger a integridade de transferências de dados por meios eletrônicos.

Antigamente a única segurança que existia na criptografia e descriptografia eram os algoritmos, mas com o tempo alguns problemas foram encontrados e o conceito de chave foi introduzido no algoritmo.

O problema, basicamente, foi: três pessoas trocavam mensagens entre si, mas se a primeira quisesse escrever uma mensagem para a segunda sem que a terceira tivesse ciência do conteúdo, a mensagem teria que ser feita utilizando um algoritmo diferente e isso geraria custo e tempo, além de que a terceira pessoa teria que conhecer o segundo algoritmo mas não o primeiro. Então, utilizar um algoritmo para cada dupla de pessoas (remetente/destinatário) estava ficando inviável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com