TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: Individual

Dissertações: ATIVIDADE DE PORTFÓLIO PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  1.414 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 AS ATIVIDADES DE TESTE DE SOFTWARE

Toda empresa que tem uma política de teste de software deve implementar tal política através de atividades rotineiras para garantir a qualidade do software. E para alcançar tal objetivo, acredito eu, a primeira coisa que ela deve desenvolver são os casos de testes.

Um bom caso de teste é aquele que tem uma elevada probabilidade de descobrir um erro.

A atividade de teste tem que demonstrar que as funções do software estão sendo executadas de acordo com as especificações, que os requisitos de desempenho foram cumpridos e que, por conseqüência, as informações geradas por ele são confiáveis, assim, uma empresa desenvolvedora de software deve utilizar esses casos de testes baseados em técnicas: funcional, estrutural ou mesmo uma combinação dos dois. É importante lembrar que essas atividades de teste não devem ser consideradas como uma fase isolada em um processo de desenvolvimento de software, desse modo, ela deve aplicar em todo o ciclo de vida do software.

A empresa que tem uma política de testes poderia começar seus testes escolhendo por definir seu caso de teste baseado em requisitos, isto é, ela poderia começar seus testes indentificando primeiramente se o sistema está atendendo aos requisitos. E quando falo requisitos cito tanto funcionais quanto não funcionais.

Dai passaria para os testes de componentes (chamados de teste unidade também) e assim testaria os seguintes componentes:

 Funções ou métodos individuais de um objeto

 Classes com vários atributos e métodos

 Testar as operações associadas a um objeto de forma isolada e etc

Pode existir outros componente nessa fase, mas o importante é garantir que tudo esteja funciona direitinho para depois partir para o:

Teste de integração

Esse teste é realizado para justamente encontrar erros durante a integração de um módulo com outro, durante uma interação de um componente com o outro e etc. Esse teste verifica se os componentes funcionam realmente em conjunto. Como boa regra prática a empresa poderia decidir integrar os componentes mais frequentemente usados (aplicando isso na “Nossa Locadora de Livros” poderia ser a função de buscas dos livros, imagine quantas vezes essa busca seria utilizada num só dia! Portanto seria um ótimo lugar para começar o teste de integração entre o módulo de buscas com o Cadastro dos livros por exemplo).

Depois do teste de integração aplicaríamos o teste de validação para checar se o sistema funciona de uma maneira esperada pelo cliente.

Uma boa pratica de politica de testes também seria implementar os testes funcionais (aqueles que são chamados de caixa preta). Esse tipo de teste se caracteriza por não se preocupar com o código em si (daí o nome caixa preta!) e sim as funcionalidades do sistema, portanto , poderíamos verificar nesse teste:

 Funções incorretas ou ausentes;

 Erros de interface;

 Erros nas estruturas de dados ou no acesso a banco de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com