TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Projeto de pesquisa: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  1.814 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Ipirá/Ba.

2013

LEANDRO DOS SANTOS LIMA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Produção textual interdisciplinar individual apresentada ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Norte do Paraná – como requisito avaliativo. 1.º Semestre

Ipirá/Ba.

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 04

DESENVOLVIMENTO: O CONTEXTO EMPRESARIAL ........................................ 05

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 09

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 10

INTRODUÇÃO

No desenvolvimento deste trabalho procurou-se atender o tema proposto “O contexto empresarial”, onde questionou as funções administrativas; o conceito de patrimônio; o capital social e o capital de terceiros; análise de mercado; demanda, oferta e equilíbrio de mercado; estrutura de mercado e por fim a contabialidade social como ferramenta de informação para a responsabialidde social.

Entretanto a construção deste trabalho procurou-se fazer uma pesquisa qualitativa bibliográfica com as informações encontradas nos livros da Universidade UNOPAR, na biblioteca virtual, os quais enriquecerá o conteúdo deste trabalho.

Este relatório tem o seu papel no processo de comunicação das informações econômicas e financieras que serão úteis para tomada de decisões dentro da contabilidade de uma empresa.

Acreditando que conduziu-se uma proposta que pudesse envolver a todos aqueles que queiram compartilhar deste trabalho.

DESENVOLVIMENTO: O CONTEXTO EMPRESARIAL

O Conceito de funções administrativas envolve o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle. O Planejamento é uma função administrativa pois entre uma decisão e uma ação deve haver planejamento; o sucesso de uma ação irá depender de seu planejamento. Assim, essa função é considerada a principal a ser realizada dentro do processo asministrativo. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras. “Planejamento é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições prestes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KAWASNICKA, 1995, p. 169).

O planejamento deve se fundamentar nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional. O lanejmaneto estratégico são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. O planejamento tático vai trasnformando as estratégias em planos mais especáificos, que deverão ser executadas pelas várias áreas da organização. No planejamento operacional são deinidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da orghanização e com prazos mais curtos. Todos aos níveis do planejamento devem se apoiar.

A Organização é uma função administrativa onde organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir aos objetivos. A estrutura deve estar de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pesoais da empresa. E a forma de visualizarmos essas relações é através do organigrama, que é a representaçaão gráfica de uma organização. Através do organograma é possível estabelecer as responsabilidades para a execução das funções e os canias de comunicação necessários para o bom relacionamento doa todo. Ele reflete as relações formais existentes na empresa.

A Direção também é uma função administrativa nas empresas, pois uma vez estabelecida o planejamento e aorganização os recursos dentro de uma estrutura compatível com a estratégia d empresa, será necessário tomar a direção para que o objetivo seja atingido. A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Aqui entra o papela da aliderança que deverá motivar os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.

O Controle que também é uma função da administração está diretamente relacionada com o planejamento, pois ele ira assegurar que o objetivo planejado seja atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando o planejado com o que está sento realizado. A aprtir da observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos.

Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculadas à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meio (recursos) necessário para a realização dos objetivos das entidades.

Patrimônio líquido são os recursos dos sócios ou acionistas investirem na empresa acrescidos dos resultados da própria empresa que não foram distribuídos.

[...] deve representar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com