TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DISCURSIVA SISTEMAS HIDRAULICOS E PNEUMATICOS

Por:   •  22/10/2018  •  Dissertação  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SANTO ANDRÉ

2018

REGINALDO MOREIRA DA SILVA[pic 6]

[pic 7]

ATIVIDADE DISCURSVIA

SISTEMAS HIDRAULICOS E PNEUMATICOS

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Mecânica da Instituição Centro Universitário Anhanguera de Santo André.

Orientador: FABIANA SILVA


Santo André

2018

Existem vários tipos de classificação de sistemas hidráulicos. Os sistemas hidráulicos são classificados de acordo com a pressão nominal de trabalho; de acordo com a aplicação (sistemas de pressão contínua e de pressão intermitente); quanto ao tipo de bomba hidráulica utilizada (sistemas de vazão constante ou variável) e; quanto ao controle de direção do fluxo de fluido hidráulico (sistemas controlados com válvulas de uma via, que utilizam bombas unidirecionais ou de duas vias, que utilizam bombas reversíveis).

Quais são os principais componentes que compõem o sistema de conversão primária de um sistema hidráulico? Qual é a função destes componentes neste sistema?

Discursão

O Sistema hidráulico trata-se de um sistema que gera força e movimento por meio da pressurização de um algum fluido, como por exemplo o óleo. É um sistema de fácil instalação, ele é capaz de produzir força e movimentos de uma forma eficaz, por isso tem sido bastante procurado por diversas empresas de distintos segmentos. Porém, por ser usado fluído, esse sistema pode ter alguns vazamentos, tornando a manutenção um pouco cara.

O sistema hidráulico é um sistema que proporciona forças e movimentos pressurizados movidos por fluido, como exemplo o óleo hidráulico, e que produz movimentos e força de forma muito eficaz. No entanto, em função de vazamentos ocorridos em função de excesso de trabalho, acaba tendo uma manutenção não muito interessante.

Esse sistema é usado quando requer maior quantidade de força para carregar cargas grandes, como um braço de trator, sendo capaz de movimentar uma enorme quantidade de matéria, ou como um elevador que precisa erguer carros para que os mecânicos possam realizar seu trabalho.

Na conversão primaria temos: gerador hidráulico formado por reservatórios, filtros, bombas, intensificadores de pressão, válvulas, motor, entre outros. Com diferentes funções, os reservatórios com a finalidade básica de armazenar e facilitar a manutenção do fluido utilizado, o filtro com o trabalho de limpeza ou retirada das impurezas, as bombas convertem a energia mecânica em energia hidráulica e o motor seu oposto transformam energia hidráulica em energia mecânica, as válvulas cuidam da direção do fluido e pressão do sistema,

O sistema pneumático funciona de forma parecida com o sistema hidráulico, a principal diferença entre esses dois sistemas está no que eles utilizam para funcionar, enquanto o sistema hidráulico usa o óleo, por exemplo, o sistema pneumático para funcionar precisa de um fluido gasoso, como ar comprimido ou nitrogênio.

Ambos possuem semelhanças com os hidráulicos em sua composição e em seu funcionamento, os dois necessitam da ajuda de um compressor para que possam propagar a força necessária e correta, realizando assim um bom funcionamento de seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com