TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Princípio de Pascal

Pesquisas Acadêmicas: Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Princípio de Pascal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.775 Palavras (12 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 12

dráulicos e Pneumáticos

Nome:Tiago Junio Ignacio Da Silva

Turma:321-M

Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

Nome:Tiago Junio Ignacio Da Silva

Turma:321-M

Sumário

Introdução 2

Princípio de Pascal 2

FUNDAMENTAÇÃO DA HIDRÁULICA 3

CONCEITOS FUNDAMENTAIS 3

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS 4

Fluidos hidráulicos e pneumáticos 5

TRANSMISSÃO DE ENERGIA HIDRÁULICA 6

ÓLEOS UTILIZADOS COMO FLUIDOS HIDRÁULICOS 6

Parâmetros de controle dos óleos hidráulicos: 7

EXEMPLO DE UM VISCOÍSIMETRO “SAYBOLT” 7

Classificação ISO de Viscosidade: 8

Classes de Viscosidades SAE: 8

A classificacao SAE divide os oleos lubrificantes em dois grupos: 8

- Oleos de “grau de inverno” 8

- Oleos de “grau de verao” 8

Exemplo: SAE 10W: 9

Exemplo - SAE 10W40: 9

O ÓLEO HIDRÁULICO: 10

Introdução

Sistema fluido-mecânicos são sistemas que geram, transmitem e utilizam de forma controlada a energia de pressão de um fluido para o acionamento de máquinas e equipamentos em geral.

Duas técnicas se distinguem em relação ao fluido que utilizam:

Sistemas hidráulicos (o fluido é líquido).

Sistemas pneumáticos (o fluido é gasoso).

E são comumente denominados, respectivamente:

‘’Circuitos hidráulicos’’

‘’Circuitos pneumáticos’’

Assim sendo, conforme será visto de maneira introdutória no decorrer deste trabalho, a efetiva compreensão desta área implica em mesclar estas várias disciplinas enfatizando alguns aspectos para o domínio da hidráulica e outros mais para a pneumática.

Princípio de Pascal

O funcionamento dos sistemas hidráulicos e pneumáticos é determinado fundamentalmente pelas leis que regem o comportamento de fluidos confinados, tanto em repouso quanto em movimento constante ou variável. A base para a transmissão de energia através de fluidos é o Princípio de Pascal (Blaise Pascal) o qual estabelece que “se uma força externa for aplicada sobre uma parcela de área de um fluido confinado, a pressão decorrente será transmitida integralmente a todo o fluido e à área do recipiente que o contém”. (von Linsingen, 2001). Este princípio pode ser estendido para demostrar a transmissão e multiplicação de forças, conforme mostrado na figura 3.3, onde a aplicação de uma força F1 de baixa magnitude é capaz de fazer com que seja suportada uma força F2 de maior magnitude.

FUNDAMENTAÇÃO DA HIDRÁULICA

A hidráulica e uma das partes mais antigas da fisica. Os primeiros trabalhos envolvendo esse ramo da fisicadatam do tempo dos egipcios. O fluido utilizado, naturalmente, era a agua. Para podermos entender os principios fundamentais da hidraulica e necessario primeiro ver algumas definições basicas.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

FLUIDO - Fluido e qualquer substancia capaz de deformar-se continuamente e assumir a forma dorecipiente que a contem. O fluido pode ser liquido ou gasoso. No caso de sistemas hidraulicos o fluido eliquido, ja os sistemas pneumaticos utilizam fluido gasoso. A principal funcao do oleo hidraulico e atransmissão de forca.

HIDRÁULICA – e uma ciencia baseada nas caracteristicas fisicas dos liquidos em repouso e em movimento. Potencia hidraulica e aquela fase da hidraulica que se refere ao uso dos liquidos para transferir potencia de um local para outro. Portanto, e essencial para o estudo dos principios de potencia hidraulica, compreender o conceito de potencia e fatores relacionados.

HIDROSTÁTICA – parte a hidraulica que estuda os fluidos em estado de repouso.

HIDRODINÂMICA – parte a hidraulica que estuda os fluidos em movimento.

FORÇA - e definida como qualquer causa que tende a produzir ou modificar movimentos.Segundo Newton: F=m.a (forca e igual a massa vezes a aceleracao). As unidades de medida de forca e pressao sao identicas, apenas que no caso da forca essa unidade não e relacionada a nenhuma unidade de area.

PRESSÃO – e uma quantidade de forca aplicada numa unidade de area. P=F/A. Os sistemas hidráulicos e pneumaticos tem como medida de pressao o quilograma-forca por centimetro quadrado (kgf/cm2), a libra forca por polegada quadrada (PSI = do ingles Pounds per Square Inch) e tambem bar (N/m2 x 1000) do sistema frances ou ainda pascal (Pa) que e igual a forca de 1 Newton por metro quadrado.

POTÊNCIA – e a velocidade com que o trabalho flui atraves de uma carga em um determinado periodo de tempo:P = T/t onde P = potencia - T = Trabalho - t = tempo

ENERGIA - e o tempo em que a potencia e aplicada a uma carga. Note que a potencia e uma característica de projeto do aparelho, enquanto que energia tem a ver com o tempo em que o aparelho e utilizado.

RENDIMENTO – e uma medida adimensional que expressa a quantidade de energia recebida por um dispositivo que e transformada em energia util. Pode ser expresso como um quociente entre a energia de saida e a energia de entrada.

SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS

A palavra hidráulica é baseada na palavra água, e, originalmente, significa o estudo do comportamento físico da água em repouso e em movimento. Hoje o significado foi expandido para incluir o comportamento físico de todos os líquidos, incluindo fluido hidráulico.

Sistemas hidráulicos não são novidades na aviação. As primeiras aeronaves tinham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com