TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Sistema de Puxada x Empurrada

Por:   •  2/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Discursiva

Sistema de Puxada x Empurrada

Foi o sistema Puxado, pois foi introduzido na produção por meio do sistema Kanban, o qual rompeu com os sistemas até então existentes só no ocidente, os quais tinham a finalidade de maximizar a produção com o aumento do trabalho e da utilização de equipamentos. (Krajewski et.al, 1987)

JIT baseia-se nessa ideia de um sistema puxado porque, a operação de produção esta disponível, mas não produz nada ate que uma ordem de compra solicite um determinado produto acabado. O JIT tem suas fases rígidas por uma serie de regras e normas que ajudam na gestão do ambiente produtivo, assegurando o sincronismo entre todos os processos.

Algumas características sobre o Just in Time: é um sistema puxado.

• Usa sistema Kanban responsáveis pela movimentação e produção de materiais.

• Decisões descentralizadas não necessitando de sistemas por computadores.

• Baseia-se em taxas de produção (itens/tempo) ao invés de volume.

• Flexibilidade dos recursos e Lead time reduzido e

• O JIT é maior somente o planejamento e controle.

O conceito JIT esta relacionado com uma abordagem disciplinada, que diz não ao desperdício e ao retrabalho, e sim para a validade perfeita e estoque zero, ou seja, conta com um leque de técnicas que controlam a produção de bens ou serviços, que no exato momento em que são necessitados, evitando estoques parados ou clientes esperando, o que caracteriza um sistema puxado de produção.

Segundo Slack, Chambers, Johnton (2002), JIT "é uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios"..

Para o alcance efetivo de seus objetivos, O JIT possui uma coleção de ferramentas e técnicas que fornecem condições operacionais (Slack, Chambers, Johnton, 2002), sendo uma delas a técnica Kanban. De acordo com Gianesi e Corrêa (1993) o JIT se trata não apenas de uma técnica ou conjuntos de técnicas de administração, mas sim uma filosofia completa de trabalho, incluindo aspectos ligados à administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto de produto e gestão de pessoas.

SOBRE O KANBAN

O sistema Kanban contribui para um melhor funcionamento do sistema Just in Time com ferramentas que ajudam no sucesso do sistema Enxuto ou Just in Time, Kanban palavra japonesa que significa sinal, seu funcionamento é através de cartões para sinalizar o controle, os fluxos de produção ou transportes dentro da indústria. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e ate locais vazios demarcados.

Exemplo, dentro de uma fábrica de sapatos, há uma linha de produção formada por dois processos de produção, A e B. O processo A é responsável por costurar o couro, enquanto que o processo B por juntar o couro ao solado. Por ser uma sequência, é determinado que o processo B só terá andamento quando munido de estoque oriundo do processo A. Assim quando se tem o estoque de couro do processo B terminado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com