TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ESTRUTURAS METALICAS

Por:   •  12/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

        


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ESTRUTURAS METALICAS – 1º Semestre 2015

RESUMO

Esta ATPS tem como objetivo apresentar tipos de Telhas e Estruturas metálicas na construção civil, também suas vantagens em relação a madeira e cerâmica.


  1. INTRODUÇÃO

Nesta atividade procuramos buscar sites de vendas das estruturas metálicas, telhas e também de profissionais na mão de obra inclusive um vídeo onde o profissional faz a estrutura em uma residência para receber telhas de cerâmica. Porem nesta ATPS não iremos falar sobre este tipos de telhas, apenas os tipos metálicos.

  1. DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento do trabalho está apresentado nos passos seguintes.

  1. Tipos de Telhas e suas características

Telhas Simples

De Alumínio ou Aço podem assumir formas trapezoidais ou onduladas e recebem acabamentos diversos em sua forma. Em comparação com as telhas onduladas as trapezoidais podem ser utilizadas em vãos maiores.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Telhas Termoacusticas

São Telhas metalicas convencionais compostas com um recheio de material isolante, como poliuretano e o poliestireno (isopor) em espessuras e densidades variadas. Podem ser conformadas em curvas ou trapezoidais.

[pic 4]

     [pic 5]

Telhas Zipadas

Este tipo de Telhas são indicadas para coberturas de grandes extensões e pequenas inclinações. A cobertura é feita de forma continua, como uma “costura” entre uma e outra que não deixa frestas entre os perfis, dispensando o uso de parafusos de fixação e ou fitas de vedação.

[pic 6]

Sistema Roll-on

Neste sistema a telha estará apoiada por treliças paralelas e a telha será desenrolada em toda a sua extensão assim cobrindo todo o vão da superfície, estas não possuem emendas e nenhuma sobreposição, assim toda agua fluvial irá correr pela cobertura e assim caindo para fora da edificação.

[pic 7]

Alguns tipos de Aços para telhas: ASTM A-570, SAE 1020, A-242, A-588

 

  1. Colunas e Vigas

Perfis para Coluna

        As colunas metálicas para edifícios serão dimensionadas através de cálculo estrutural para se obter as dimensões a serem utilizadas, este tipo de perfil sofre determinada força de contração, além de possuírem inercia significativa em relação ao eixo. Os perfis são do tipo “H” e devem ter largura da ‘mesa’ igual ou próximo a largura da base.

[pic 8]

Alguns tipos de Aços:  ASTM A-36,  A-282, A-588

Perfis para Vigas

Os perfis de aço utilizados nas vigas dos edifícios são dimensionados pressupondo que terão a mesa superior travada pela laje, assim as vigas não estarão portanto sujeitas ao fenômeno “flambagem” lateral com torção da mesma. No caso de vigas bi-apoiadas, é comum usar vigas mistas onde o perfil em aço trabalha solidário com  a laje, assim diminuindo a carga em cima da viga e fazendo um sistema mais econômico.

             [pic 9]

Alguns tipos de Aços:  ASTM A-36,  A-282, A-588

Perfil para telhados

São perfis galvanizados e mais leves que serão calculadas as cargas para receber telhado alumínio (mais leve) ou cerâmica, cimento (mais pesado) para qual for o tipo de telhado a ser usado para cobrir a estrutura, será dimensionado os perfis a modo de suportarem a carga em cima da estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (451.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com