TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATP- Sistemas De Informação

Exames: ATP- Sistemas De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  4.932 Palavras (20 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 20

Sumário

INTRODUÇÃO 3

1. A importância de conhecerem as diferenças entre Sistemas de Informações Gerenciais. 3

1.1. Afinal para que serve a TI 3

1.2. Planejamento e controle de resultados 4

1.3. SIG e sua Importância para Tomada de Decisão 4

2. As vantagens competitivas que os Sistemas de Informações proporcionam às empresas. 5

2.1. Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informações. 5

2.2. Vantagens competitivas consegue identificá-las na sua empresa 6

2.3. Vantagem Competitiva: O que e Como? 7

3. Comércio Eletrônico, mercados e mercadorias digitais, seu crescimento, vantagens e desvantagens para os consumidores. 8

3.1. VANTAGENS E DESVANTAGENS 9

3.2. Pesquisa Membros grupo 11

4. A relevância do desenvolvimento dos Sistemas de Informações Gerenciais e o Projeto de Implantação 11

4.1. Proposta de Implantação de um Sistema de Informações Gerenciais 11

Conclusão 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 18

INTRODUÇÃO

Cada dia mais as empresas buscam diferenciais e tecnologia para investir e aumentar a competitividade no mercado, o ideal é sempre inovar, ter a melhor opção para chamar a atenção do cliente, fazer com que seja extremamente desenvolvido planos de ações eficientes, tomadas de decisões mais rápidas e execuções de atividades.

O sistema de Informação gerencial está diretamente ligado à tomada de decisão dentro de uma organização, estes sistemas tem o intuito de melhorar o fluxo de informações no ambiente de acordo com a necessidade. O Sistema de informação na empresa deve ser utilizada de forma a transmitir claramente pontos a serem analisados pelo responsável e auxiliar na tomada de decisão, mesmo possuindo o melhor dos sistema devemos ter pessoas capacitadas à extrair todas as informações necessárias, sendo de grande importância que seus usuários tenham treinamentos periódicos e que seja um sistema que possua um excelente suporte à empresa.

Sabemos que o sistema sozinho não tem capacidade de aumentar lucros, produzir mais, ou tomar decisões, isto caberá ao responsável, que irá utilizá-lo de forma á beneficiar na busca de informações, todo este fluxo deve acontecer com segurança, o sistema utilizado terá informações restritas sobre a empresa, dados importantes que de forma alguma pode ser acessado ou fornecido indevidamente.

1. A importância de conhecerem as diferenças entre Sistemas de Informações Gerenciais.

1.1. Afinal para que serve a TI

A principal função da TI é agregar valor ao negócio através de novas tecnologias e processos para reduzir os custos do negócio. Liderando a inovação, tornando fácil o uso da tecnologia para facilitar o crescimento dos negócios.

Com essa atribuição existem cinco níveis de maturidade da empresa. As empresas no nível inicial de maturidade veem a TI como uma despesa e não como um investimento. Admitem seu uso para controle e produtividade.

No segundo estágio de maturidade, a TI passa a ser importante para a redução de custos e controle de processos. Uma característica desse nível de maturidade é a ausência de um projeto global de TI e a análise de investimentos é feita por projeto, isoladamente.

No terceiro estágio de maturidade, a organização tem uma dependência maior de TI, porém seu crescimento dentro da organização é menor que o crescimento dos negócios. Os investimentos são necessários para acompanhar as necessidades do negócio.

No quarto estágio de maturidade, a organização vê a TI como um parceiro que pode ajudar no desenvolvimento de novos negócios e melhorar os processos atuais. Nesse estágio, os processos da empresa estão fortemente dependentes das tecnologias de informação e de sua integração com os processos.

O quinto estágio de maturidade, a organização encara a TI como um diferencial competitivo, tanto nos processos como na tomada de decisão. A TI é encarada como uma transformadora de processos e está alinhada aos objetivos organizacionais e apta a explorar novas oportunidades de negócio.

Conclui-se que o valor da TI ao negócio é proporcional ao nível de maturidade organizacional. Desta forma, é importante os gestores de TI agirem como agentes de mudança para motivar a transformação dos negócios.

Modelos de relatórios para planejamento e controle de resultados: Estudo de caso: em uma empresa industrial.

1.2. Planejamento e controle de resultados

Planejar significa decidir-se antecipadamente. A tomada de decisões resulta em alternativas de ações excludentes, em função de preferências, disponibilidades, grau de aceitação ao risco etc. Fazendo a análise inversa decidir antecipadamente significa planejar o próprio futuro, sendo que estes planos podem ser concebidos a nível estratégico, administrativo ou operacional. A instabilidade dos mercados financeiros fez surgir, principalmente a partir das últimas décadas, a necessidade tática das empresas planejarem antecipadamente os seus negócios. De acordo com Castor, a crescente complexidade do ambiente estratégico, o aumento exponencial dos dados e informações a respeito de variáveis controláveis e incontroláveis, bem como a rapidez com que as mudanças ambientais se operam “obriga à adoção de instrumentos mais expeditos de coleta e interpretação de dados e informações para reduzir os prazos de análise ambiental” no processo decisório. Nesta esteira, o planejamento e controle financeiro se constituem em uma ferramenta poderosa dentro da empresa que busca a adaptação ao mercado, em vista da objetivação da minimização dos custos organizacionais.

1.3. SIG e sua Importância para Tomada de Decisão

O processo de tomada de decisão é a essência da administração, e consiste na busca e no caminho a ser perseguido e que seja viável, propiciando o melhor resultado final. O processo de tomada de decisão, também, implica o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com