TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Casos: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

Introdução 03

Conceito 04

Tipos de Planos Operacionais 05

Procedimentos 05

Orçamentos 05

Programas ou Programações 05

Regras e Regulamentos 05

Comparação entre Autores 06

Considerações Finais 07

Bibliográfia 08

INTRODUÇÃO

Impossivel em pleno século XXI pensarmos em qualquer tipo de negocio, ou negociação sem termos qualquer tipo de planejamento.

Em uma empresa desde o porteiro até o presidente o planejamento está presente, e para se ter um gerenciamento de processo eficaz o planejamento é de extrema importância.

CONCEITO

É a formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência. É também uma componente dos planos de marketing, e é um documento bastante útil na gestão de projetos.

Planejar, ou fazer planos, consiste basicamente em estabelecer o que fazer, quando fazer, como fazer, quem fazer e em que sequência fazer. É uma atividade que está presente no dia a dia de qualquer ser humano, embora não de forma estruturada, como se faz necessário quando está em jogo o futuro de uma organização.

O planejamento operacional refere-se às tarefas que deverão ser executadas no dia a dia da empresa. Está sempre voltado para otimizar e maximizar os resultados. Os planos operacionais cuidam da administração pela rotina que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos da empresa para que seja possível atingir os objetivos.

TIPOS DE PLANOS OPERACIONAIS

Podem ser classificados em quatro tipos:

1 – Relacionados com métodos (procedimentos).

2 – Relacionados com dinheiro (orçamentos).

3 – Relacionados com tempo (programações).

4 – Relacionados com comportamentos (regulamentos).

PROCEDIMENTOS

Representam a sequência de passos a serem seguidos para garantir a execução dos planos. Costumam ser escritos e colocados à disposição dos que devem usá-los. Geralmente são rotinas expressas em fluxogramas (gráficos que representam o fluxo de procedimentos ou de rotinas). Os fluxogramas podem ser verticais, horizontais ou de blocos.

ORÇAMENTOS

São planos operacionais relacionados com dinheiro em um determinado período de tempo. Geralmente têm extensão de um ano. Alguns exemplos são fluxo de caixa, custos de produção, despesas de propaganda, encargos sociais, manutenção de equipamentos, entre outros.

PROGRAMAS OU PROGRAMAÇÕES

São planos operacionais relacionados com o tempo. Consistem em duas variáveis: tempo e atividades a serem executadas. Podem variar desde métodos simples como utilização de um calendário para programar atividades até métodos complexos que exigem técnicas avançadas.

O mais simples dos programas é o cronograma, representado por meio de um gráfico. Desse modo, se têm uma fácil visualização entre planejamento e execução.

Outro modelo de planejamento operacional é chamado de PERT (Program Evaluation Review Technique). É um sistema lógico que se baseia em cinco elementos: a rede básica, alocação de recursos, considerações de tempo e custo, a rede caminhos e o caminho crítico. O PERT permite um esquema de controle e avaliação de programas e projetos.

REGRAS E REGULAMENTOS

Representam o comportamento solicitado às pessoas. São bem específicas, por isso se diferenciam das políticas. Basicamente, mostram o que as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com