TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS

Ensaios: ATPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  4.150 Palavras (17 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA: TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO E SEGUROS

Profª. Alan Dourado

ABEDNEGO ANTUNES DOS ANJOS RA 7581613799

ELCIO MARTINS VIEIRA RA 7581597266

FRANCISCO DAS CHAGAS OLIVEIRA DE SOUZA RA 7981719007

IRINEIDE MARIA DA SILVA SANTOS RA 7581599435

RODRIGO SILVA CAMPOS RA 7705633736

VALPARAISO DE GOIÁS – GO – 2014

Introdução

No presente trabalho nos compete elaborar um relatório focado no Transporte, Distribuição e Seguras, uma vez que a logística (que trata dessa questão), consiste fundamentalmente, prover recursos, equipamentos e informações, para a execução de todas as atividades de uma empresa. Uma vez que, esta intrinsecamente ligada às ciências humanas, no qual inclui-se a administração, economia, contabilidade, estatística e marketing, em meio a variados recursos da engenharia, tecnologia, dos transportes, distribuição, seguros e dos recursos humanos.

Acrescente-se, o principal papel da logística, é gerenciar todos os recursos, patrimônios etc. afim de obter resultados positivos, no que tange a redução de custos, capital e melhoria de serviços, vez que ela se organiza todo processo.

No mais, a armazenagem e a distribuição de todo material e a distribuição do produto acabado são os objetivos deste estudo. Portanto, no decorrer deste, cabe-nos analisar as teorias relacionadas à logística e compará-las com a prática. Esta por sua vez, se faz importante para que possamos compreender que o todo processo de integração logística nas empresas, normalmente acontece de forma gradativa e é cheio de dificuldades. Mostraremos também a evolução da logística na empresa, e sua implicabilidade na gestão dos recursos a cima mencionados. Para termos clareza sobre a importância do papel da logística nas empresas.

Transportes, distribuição e seguros

Distribuição é um dos processos da logística responsável pela administração dos materiais a partir da saída do produto da linha de produção até a entrega do produto no destino final (Kapoor et al., 2004, p. 2). Após o produto pronto ele tipicamente é encaminhado ao distribuidor. O distribuidor por sua vez vende o produto para um varejista e em seguida aos consumidores finais. Este é o processo mais comum de distribuição, porém dentro desse contexto existe uma série de variáveis e as decisões de trade-off a serem tomadas pelo profissional de logística. O marketing vê que a distribuição é um dos processos mais críticos, pois problemas como o atraso na entrega são refletidos diretamente no cliente. Uma organização pode ser divida em três processos principais suprimentos, produção e distribuição (Gomes ET al., 2004, p. 8-9). Onde termina os processos de distribuição de uma empresa, inicia o processo de suprimentos da empresa seguinte. Como regra geral as empresas mais fortes da cadeia de distribuição são quem definem quem será o responsável pela entrega do material/produto. O ponto mais forte da cadeia não necessariamente é aquele que têm mais “dinheiro”, mas sim aquele que a necessidade de compra é menor do que a necessidade de venda do elo anterior da cadeia então pode concluir que este poder de decisão pode ser transferido rapidamente entre os elos, pois a globalização nos permite comprar um produto na china com frete FOB e ainda pagar mais barato do que uma compra em nossa região. As empresas estão cada vez mais terceirizando suas atividades relacionadas à distribuição e focando suas atividades no core bussiness da empresa. A distribuição tem grande importância dentro da empresa por ser uma atividade de alto custo. Os custos de distribuição estão diretamente associados ao peso, volume, preço, Lead Time do cliente, importância na Cadeia de suprimentos, fragilidade, tipo e estado físico do material e estes aspectos influenciam ainda na escolha do modal de transporte, dos equipamentos de movimentação, da qualificação e quantidade pessoal envolvido na operação, pontos de apoio, seguro, entre outros.

A palavra distribuição esta associada também à entrega de cargas fracionadas, neste tipo de entrega o produto/material é entregue em mais de um destinatário, aproveitando a viagem e os custos envolvidos. As entrega neste caso devem ser muito bem planejadas, pois a entrega unitizada tem um menor custo total e menor lead time, as entregas fracionadas devem ser utilizadas somente quando não for possível a entrega direta com o veículo completamente ocupado. A distribuição é dividida em outros sub-processos tais como movimentação da linha de produção expedição, gestão de estoques, gestão de transportes, logística reversa (reciclagem e devolução). logística de transportes agrários, tradicionalmente a distribuição configura-se como a continuação lógica da função de vendas, onde se faz chegar o produto ao consumidor através de um circuito de distribuição (SOUSA, José Meireles; 2000). Um circuito de distribuição é constituído pelo conjunto de pessoas ou organizações que promovem e facilitam a circulação dos produtos, desde o produtor ao consumidor final. O conjunto de entidades localizadas entre o produtor e o consumidor final são designadas como intermediários, e número de intermediários vai determinar o tipo de Circuito de distribuição. Assim sendo, existem 3 tipos de canais de distribuição, canal direto – circuito em que não existem intermediários, isto é, o produto transita diretamente do produtor para o consumidor final. Têm a vantagem de ser completamente controlados pelos produtores e de proporcionarem um melhor conhecimento do mercado; por outro lado, têm o inconveniente de não permitirem uma grande dispersão geográfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com