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Por:   •  6/9/2013  •  1.342 Palavras (6 Páginas)  •  484 Visualizações

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COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências

e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software.

 Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de

solução via computação.

 Desenvolver pesquisa científica e tecnológica.

 Saber conciliar teoria e prática.

Produção Acadêmica

 Relatório 1 – Planejamento Inicial. Contendo um esboço do programa em português

estruturado, com uma descrição das ações e variáveis necessárias ao aplicativo básico.

 Relatório 2 – Comando system(). Listagem com as opções da função system( ) que

podem ser utilizadas no aplicativo de forma criar uma interface mais agradável.

 Relatório 3 – Aplicativo básico. Contendo o código fonte e telas do aplicativo básico,

que utiliza os comandos de atribuição, leitura, escrita e a estrutura de seleção, para

realizar as funcionalidades propostas nas etapas 1 e 2.

 Relatório 4 – Algoritmos Avançados. Contendo a descrição das técnicas utilizadas

para realizar as opções: Fatorial, Eponenciação e Raiz quadrada.

 Relatório 5 Aplicativo Final. Contendo o código fonte e telas do aplicativo avançado,

que utiliza as estruturas de iteração e as estruturas de dados compostas para

complementar o aplicativo com as funcionalidades propostas nas etapas 3 e 4.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em

equipes de 4 a 5 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina.

Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as

normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:

<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>. CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - 1ª Série - Programação Estruturada I

Ivair Teixeira,Rodrigo Amaral Rocha

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DESAFIO

A matemática e a informática são áreas que estão fortemente relacionadas e apresenta

constante evolução, muitas vezes, decorrente da influência que existe entre elas. De um lado,

o avanço da computação foi alavancado pela crescente necessidade de programas voltados a

resolução de problemas matemáticos. De outro, a alta capacidade de cálculo dos

computadores permite explorar aplicações da matemática que seriam inviáveis se realizadas

por operações puramente manuais.

O desafio proposto consiste na elaboração de um aplicativo, em linguagem de

programação C, que apresenta uma calculadora que ofereça operações básicas nas etapas 1 e

2 e mais avançadas nas etapas 3 e 4 da ATPS. A elaboração do aplicativo pode ser

segmentada para ser planejada, codificada e testada por etapas, de forma incremental e

evolutiva. A tela inicial do aplicativo deve exibir ao usuário um menu com as operações e

receber do usuário a opção desejada. Na sequência são solicitados os parâmetros para aquela

operação, por exemplo, se o usuário escolheu a opção de soma, deverá haver a entrada dos

dois números, para concluir o cálculo e apresentar o resultado obtido. Após isso o programa

fica em pausa com a apresentação da mensagem: “Pressione qualquer tecla para continuar”.

No final de cada operação o aplicativo deve limpar a tela e retornar ao menu principal.

Objetivo do Desafio

Implementar uma calculadora via programação em Linguagem C . Deverá ser

explorado o uso dos comandos e estruturas abordados na disciplina de programação

estruturada na elaboração de um projeto prático que integre esses comandos de forma

simples, porém funcional. Como resultado espera-se

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