TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ALGORITMO 2 SEMESTRE

Exames: ATPS ALGORITMO 2 SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 10

1. Introdução

Nesta ATPS de Algoritmo e Programação será descrito a ETAPA I e II de um software para melhorar um processo de uma Indústria de papel e celulose.

Para execução desse software Serão abordados alguns Conceitos Fundamentais de Programação, como Noções de Algoritmo, Pseudo Linguagem, Estrutura de um programa, Representação de Dados e Variáveis e Operadores. Além de Desenvolvimento de uma Função Matemática transformando em Linguagem C e assim colocando em práticas o que aprendemos em sala.

2. Etapa I

Passo I

Após a leitura dos documentos fornecidos, a equipe estabeleceu as conclusões, as quais serão apresentadas no Passo II.

Passo II

Noção de Algoritmo

Nos dias atuais e com a evolução galopante da tecnologia, dificilmente encontramos pessoas que nunca tenham utilizado um computador. Os propósitos podem variar bastante, seja para edição de textos, jogos ou atividades mais complexas. Já é difícil de imaginar nossas vidas sem o uso desta ferramenta.

Nesta atividade tão comum ao nosso cotidiano, você algum dia deve ter parado para pensar como os programas funcionam. Como é que o computador faz todas as tarefas exatamente da forma com a qual você pede? A resposta para esta pergunta é mais simples do que parece: ele segue as instruções que você passa.

Mas para que ele consiga entender o que você fala, ele precisa de uma linguagem mais específica. Para fazer esta interpretação entre homem e máquina, foram desenvolvidas as linguagens de programação. Mas mesmo estas linguagens utilizam uma lógica para serem escritas e é aí que entram os algoritmos.

Na bibliografia, encontramos diferentes definições para algoritmo, algumas tratam uma simples receita de bolo como um algoritmo, outros autores consideram esses exemplos simplificações demasiadas do conceito e preferem associar o conceito de algoritmo a soluções computacionais.

Neste aspecto, podemos expressar a solução de qualquer problema na forma de algoritmo, desde o mais simples ao mais complexo e independente se solucionáveis no universo real, ou no universo computacional.

No dia-a-dia nos deparamos com diversos problemas que podem ser expressos na forma de algoritmos, alguns simples rotinas como escovar os dentes, ir a faculdade, preparar um suco de frutas, uma receita para fazer salada de batatas, as regras para calcular uma equação de primeiro grau e muitos outros.

Em todos os algoritmos são identificadas características comuns, que são séries finitas e bem definidas de passos ou regras que, quando realizadas, produzem um determinado resultado.

Neste trabalho preferimos a definição de algoritmo como sendo:

Um conjunto de ações com propriedades especiais e especificase com algumas estruturas padrões para controlar a ordem naqual as ações são realizadas.

São propriedades de algoritmos:

- ações simples e bem definidas (não ambíguas);

- sequência ordenada de ações;

- sequência finita de passos.

Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido. Por exemplo, quando precisa trocar uma lâmpada, você:

Início

Verifica se o interruptor está desligado;

Procura uma lâmpada nova;

Pega uma escada;

Leva a escada até o local;

Posiciona a escada;

Sobe os degraus;

Para na altura apropriada;

Retira a lâmpada queimada;

Coloca a lâmpada nova;

Desce da escada;

Aciona o interruptor;

Se a lâmpada não acender, então:

Retira a lâmpada queimada;

Coloca outra lâmpada nova

Senão

Tarefa terminada;

Joga a lâmpada queimada no lixo;

Guarda a escada;

Fim

Pseudo Linguagem

Esta forma de representação de algoritmos é rica em detalhes, como a definição dos tipos das variáveis usadas no algoritmo. Por assemelhar-se bastante à forma em que osprogramas são escritos, encontra muita aceitação.

Na verdade, se assemelha a uma linguagem de programação, mas que também possibilita ao programador concentrar-se no problema a ser modelado sem seprender a uma linguagem de programação específica. Esta representação é suficientemente geral para permitir a tradução de um algoritmo nela representado para uma linguagem de programação específica.

Estrutura de um Programa

Exemplo de um Programa C:

Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis.

- Inteiro: Representa valores numéricos ou positivos sem casa decimal, ou seja, valores inteiros.

- Real: Representa valores numéricos negativos ou positivos com casa decimal, ou seja, valores reais. Também são chamados de ponto flutuante.

- Lógico: Representa valores booleanos, assumindo apenas dois estados, verdadeiro ou falso. Pode ser representado apenas um bit (que aceita apenas 1 ou 0).

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com