TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Armazenagem

Exames: ATPS Armazenagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento físico, armazenagem, competitividade.

1-Estratégia de armazenagem na logística.

A utilização de um planejamento nas questões de logística interna na empresa corresponde a um diferencial na atual competitividade das empresas, esta atividade está diretamente relacionada com custos.

As atividades básicas de armazenagem consistem em receber matérias de um fornecedor, estocá-los até que seja solicitado por um usuário, retirar-los do estoque quando solicitados e expedi-los ao usuário.

- Armazenagem propriamente dita: esta é a função mais óbvia, com sua duração dependendo do seu papel logístico da instalação do sistema. Nos casos em que há necessidade ou convivência de estocar os produtos por um tempo relativamente grande, o armazém ou deposito de apresentar layout e equipamentos de movimentação adequados a esse tipo de função.

- Consolidação: É o processo de reunir cargas parciais provenientes de origens diversas para formar carregamentos maiores. Isto ocorre porque é mais barato transportar lotações completas e maiores para media e longas distancia, do que enviar a carga em lotes pequenos, diretamente a partir de varias origens.

- Desconsolidação: É o processo inverso da consolidação, em que carregamentos maiores são desmembrados em pequenos lotes para serem encaminhados a destinos diferentes.

O armazenamento não representa apenas união ou seleção de cargas, onde uma sistematização insuficiente dos locais de armazenagem constitui uma das causas uma das causas básicas do aparecimento e do agravamento de uma ampla série de inconvenientes como; o congestionamento do tráfico, dificuldade na rotatividade de materiais, excesso de movimentos e deslocamentos, má utilização dos meios e do pessoal. Planejamentos e otimização da estocagem de mercadoria, material, peça ou produto como; uma como uma estruturação de fases, um modelo de procedimentos, um conjunto de convenções e dados-chaves de entrada evidencia-se a importância da utilização técnicas de planejamento nos processos logísticos na armazenagem para garantir seu cumprimento.

2-Layout como um diferencial.

Um grande fator determinação de quais serão os custos para produzir o nível desejado de trabalho é o Layout do Armazém, que deve prover um bom fluxo de material, custos de operação baixos para estocagem e coleta e eficiente utilização do espaço de estocagem e do equipamento.

Os projetos de depósitos devem também a movimentação de produtos em linha reta, quer eles estejam armazenados, quer não, para que esta atividade ocorra de maneira rápida e fácil.

Uma vez que se tenha localizado ás áreas de recebimentos e expedição do layout, é preciso analisar as áreas de estocagem do material. Os tipos de áreas e equipamentos de estocagem a serem usados irão determinar, até certo ponto, a configuração do layout e as necessidades de corretores.

3-Aplicação da curva ABC no fluxo logístico.

Nas empresas é comum o emprego da classificação ABC no controle de estoques, pois com seu auxilio, é possível selecionar em ordem de importância, os procedimentos mais adequados para cada categoria de produtos. Para a armazenagem de materiais e seu planejamento, pode-se aplicar a curva ABC na análise se estoques do armazém para classificar os materiais quanto à localização, segundo sua freqüência de retirada, em que geralmente a coleta é feita em qualidades menores do que a entrada.

A classificação ABC é um método de diferenciação dos estoques segundo sua maior ou menor abrangência em relação a determinado fator, consistindo em separar os itens por classes de acordo com sua importância relativa, como fazer outras classificações dos itens por qualquer parâmetro que se deseje avaliar.

4-Característica da empresa.

A empresa dispõe de uma variedade de aproximadamente 250 itens produtos alimentícios, perecíveis e não- perecíveis produtos de limpeza e bebida destiladas dos quais, 40 itens deles são beneficiados pela empresa e receberam a marca própria.

A empresa trabalha com os seguintes serviços: o beneficiamento, a distribuição e o armazenamento dos produtos. O beneficiamento dos grãos compreende a limpeza, seleção, classificação vegetal quanto ao tipo e empacotamento segundo as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os fornecedores de grãos geralmente são pequenos produtores e cooperativas. Para os produtos de limpeza foi firmada uma parceria de forma que, os produtos são embalados pelo próprio fornecedor com a marca do distribuidor.

A frota é composta por 10 caminhões próprios, havendo terceirização do transporte no período de incremento das vendas.

O controle de materiais é realizado por um sistema próprio desenvolvido para as necessidades da empresa, no qual são processadas as vendas e atualizado o estoque.

5-instalações e arranjo físico do armazém.

O galpão aonde a empresa esta instalada apresenta prateleiras metálicas em dois níveis armazenamento de materiais de limpeza nos cantos das paredes e possui duas portas exclusivas para ventilação, o que deixa o ambiente bastante arejado e adequado para o armazenamento de alimentos.

O beneficiamento dos produtos é feito conforme a diminuição do nível de estoque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com