TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Banco De Dados

Casos: ATPS Banco De Dados. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

PASSO 2

Desenvolva um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.

Para iniciarmos um comparativo entre os arquivos convencionais e a utilização de um SGBD é necessário primeiramente entender cada um deles. Nos sistemas convencionais cada usuário define e implementa os arquivos necessários para uma aplicação específica, o que pode vir a acarretar repetição dos dados gerando inconsistência nas informações. O acesso aos dados está escrito nos programas que o manipulam, subordinando os programas aos arquivos.

A manipulação dos dados contidos nos arquivos pelas aplicações específicas dificulta o desenvolvimento de novos sistemas e torna a manutenção dos aplicativos difícil e cara.

Já nos sistemas gerenciadores de Banco de Dados um arquivo é definido uma única vez e atende a várias aplicações. É armazenado juntamente com os dados toda as informações referentes à forma como foi estruturado os dados e onde eles estão armazenados fisicamente. Essas informações estão armazenadas em um catálogo que é chamado de meta-data.

Há separação entre programas e dados. No SGBD os acessos são escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por uma independência entre programas e dados e entre programas e operações de manipulação de dados.

São permitidas visões diferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicações

diferentes.

Atualmente, existe uma tendência de mercado em se dizer que qualquer problema será resolvido, caso a empresa adquira um Banco de Dados. Naturalmente, em um ambiente com acesso constante ao Banco de Dados (acesso concorrente, obviamente), onde a segurança seja de vital importância e que o desempenho da aplicação escrita estiver comprometendo a empresa, considerando-se logicamente uma aplicação bem escrita, sem dúvida a aquisição de um Banco de Dados poderá ser o primeiro passo na solução do problema.

Analogamente ao que ocorreu com o aparecimento das primeiras linguagens de programação voltadas ao Windows, onde estas foram apresentadas como capazes de alavancar os negócios da empresa, e no geral causaram mais frustração do que solução, a aquisição do Banco de Dados, pode gerar o mesmo tipo de problema.

É fundamental que a empresa candidata a utilizar um Banco de Dados, normatize-se totalmente, pois soluções “quebra-galho”, típicas do ambiente que dispõe de um Gerenciador de Arquivo, tendem a ser impossíveis em um ambiente estruturado sobre o Banco de Dados. Portanto, sob pena de se realizar um grande investimento, e não se colher fruto algum, é muito conveniente, que a empresa antes de adquirir um Banco de Dados, passe por um processo de adaptação, preferencialmente contando com pessoal especializado, geralmente consultores, que não tenham qualquer ligação com fabricantes de Bancos de Dados.

PASSO 3

Defina, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”. Cite os três modelos de dados mais conhecidos descrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos

Modelo para organização dos dados de um BD define um conjunto de conceitos para a representação de dados. É uma imagem gráfica de toda a base de informações necessárias para um determinado empreendimento. Existem modelos para diferentes níveis de abstração de representação de dados.

Modelos de dados

É uma imagem gráfica de toda a base de informações necessárias para um determinado empreendimento.

Modelo de Entidade Relacionamento

É a principal ferramenta gráfica para representação do Modelo de Dados e foi proposto por Peter Chain. Tem a finalidade de identificar entidades de dados e seus relacionamentos.

Modelagem de Dados

Técnica aplicada à construção de modelos de dados.

Entidade

Objeto ou evento do mundo real, distintamente identificado e tratado como uma categoria definida, acerca da qual armazenamos dados.

Entidade de Dados (Supertipos)

Podem ser subdivididas em diversas categorias de elementos (Subtipos), cada uma se caracterizando por atributos específicos: Pessoa; Física Jurídica

Tipos de Entidade

1 - Fundamental: Empregado

2 - Associativa ou derivada de relacionamento: Reclamação Rec_Ass Assinante

3 -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com