TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Banco De Dados

Artigo: ATPS Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Passo 2

Antes do surgimento do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados utilizavam-se nas empresas alguns programas que armazenavam os dados em vários arquivos com isso ocorriam diversos problemas como redundância, inconsistência nos dados, dificuldade de acesso aos dados, isolamento dos dados, problema de integridade, problema de atomicidade, anomalia de acesso concorrente e problemas de segurança devido a essas dificuldades que acarretou no desenvolvimento do SGBD. Atualmente existem vários modelos de SGBD que utilizam diferentes formas de representação ele nos propicia inter-relacionar os dados armazenados e evitando os problemas ocorridos nos métodos utilizados anteriormente.

As vantagens é que com o SGBD se diminui tempo de acesso aos dados, informações mais consistentes exemplo disso é a utilização quando uma escola precisa cadastrar um curso criava-se um arquivo com os todos os dados, mas na hora de criar o cadastro do aluno do curso criava-se outro arquivo como os dois estão relacionados poderia ocorrer de quando formos buscar informações a respeito do aluno pelo curso as informações poderiam estar diversas ou nem mesmo conseguir localizá-la devido ao numero muito grande de dados que poderia ter a respeito do mesmo aluno por isso as vantagens de ter um SGBD e que todas as informações dos alunos de determinado curso estão integradas com uma única busca se tem todas as informações que foram armazenadas.

Passo 3 e 4

Modelos de Dados oferece uma maneira de descrever o projeto de um banco de dados onde se utiliza varias ferramentas conceituais para descrever os dados é um ciclo importante no desenvolvimento do projeto de banco de dados desenhando as entidades lógicas entre essas entidades, quando modelamos um banco de dados devemos nos ater a varias informações para que não gere inconsistência que seja aplicável a qualquer sistema de gestão de banco de dados.

Há quatro categorias diferentes de modelos de dados o modelo relacional que utiliza uma coleção de tabelas para representar os dados à linguagem padrão é SQL os dados são representados como relações matemáticas um software utilizado é o PostgreSQL. O modelo de entidade de relacionamento organiza as informações estrutura de dados organizados em relações onde um dado se relaciona com o outro e representado graficamente pelo diagrama de entidade de relacionamento o MRE ou DRE software utilizado é o MySQL.

O modelo de dados orientado a objetos guarda as informações como na forma de objetos e utiliza linguagens de programação mais modernas como Java, C++ ou C# onde ele só pode ser manipulado pelos métodos definidos pela classe que os objetos pertencem a classificação é feita pela hierarquia de tipos e subtipos um software que pode ser usado e o Ozone.

Nossa equipe utilizara o modelo de relacionamento de entidades, pois apresenta uma representação gráfica conveniente para visualizar os dados, relacionamentos e restrições facilitando o projeto permitindo a especificação para a empresa de estacionamento do desafio que iremos fazer, já que nos possuímos duas entidades.

Esquema no Banco de Dados entidade Estacionamento:

Armazenamento;

Mudanças muito menos frequentes.

Instância no Banco de Dados entidade Vaga:

Dados do banco em qualquer momento;

Inicialmente vazio;

Muda frequentemente.

Etapa 2

Passo 1

Estacionamento

Atributos:

Nome Tipo Chave Tipo_Chave

nro_ficha Inteiro Sim Primaria

cpf_proprietario Inteiro Não -

nome_proprietario Texto Não -

telefone_com Texto Não -

telefone_res Texto Não -

telefone_cel Texto Não -

e-mail Texto Não -

A Entidade Estacionamento irá se relacionar com a Entidade Carro em um relacionamento N:N, e com a entidade Cliente o relacionamento será de N:N.

Carro

Atributos:

Nome Tipo Chave Tipo_Chave

placa_veiculo Texto Sim Primaria

modelo_veiculo Texto Não -

cor_veiculo Texto Não -

tipo_veiculo Texto Não -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com