TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIRCUITOS

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ

ATPS

Acionamentos Elétricos

Sumaré, Abril de 2015

FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ

ATPS Acionamentos Elétricos

8ª Série de Engenharia Elétrica

Professor: Hélio

Elivelton Dawis Sassi RA: 3227000685

Romário Júnior Cruz RA: 3205506417

Rubens de Sales Cassin RA: 3246551371

Sebastião Moura Ribeiro RA: 3231545134

Sumaré, Abril de 2015

Sumário

Conteúdo:

Introdução 4

Etapa 1 5 à 15

Etapa 2 16 à 18

Conclusão 19

Referências 20

Introdução

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem, desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas, que ao concluir, faz com que o aluno consiga desenvolver as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais.

No ATPS realizado pelo grupo, apresenta conceitos aprendidos em sala de aula relacionada a acionamentos elétricos, com ênfase em elementos de acionamentos, tais como botoeiras, relés, contatores, fusíveis e tipos de partidas de motores.

Por fim, este relatório contém todo um material teórico passado pelo docente em aula e a base de todo o material pesquisado neste ATPS, mostrando aos alunos as aplicações dos equipamentos pesquisados, com isso deixando o conteúdo mais interativo com o grupo, o que realmente acontece no cotidiano de um engenheiro elétrico.

Etapa 1

Botoeiras

As botoeiras são chaves elétricas acionadas manualmente que possuem, em geral, um contato aberto e um fechado. De acordo com o tipo de sinal a ser utilizado no comando elétrico, às botoeiras são diferenciadas como pulsantes e com retenção. Em seguida há um exemplo da construção física de uma botoeira na imagem (botão pulsador tipo cogumelo).

Botoeiras Pulsantes

As botoeiras pulsantes mudam seus contatos quando ocorre o acionamento do botão e, devido à ação de uma mola, retornam à posição inicial quando se termina o acionamento.

Na botoeira abaixo, enquanto o botão não for acionado, os contatos 11 e 12 ficam fechados, permitindo a passagem da corrente elétrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantêm abertos, interrompendo a passagem da corrente. Quando o botão é acionado, os contatos se invertem de maneira que o fechado abre e o aberto fecha. Soltando-se o botão, os contatos voltam à posição inicial pela ação da mola de retorno.

Botoeiras com Retenção

As botoeiras com trava também invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão, entretanto, ao contrário das botoeiras pulsadoras, permanecem acionadas e travadas mesmo depois de cessado o acionamento.

Botoeira de comando com retenção tipo cogumelo

Botão de emergência

O botão de emergência é um tipo de botoeira com trava, no entanto, possui características específicas como o modelo do botão que é do formato cogumelo e pela cor vermelha. É aplicada para desligar o circuito do comando elétrico em casos críticos como anomalias no equipamento ou risco de acidentes.

O botão de emergência, imagem (botão tipo cogumelo com trava), inverte os contatos e os mantém travados quando acionado. O retorno à posição inicial é feito por meio de um pequeno giro do botão no sentido horário, que destrava o mecanismo, voltando os contatos na posição inicial.

Botão Seletor com trava

Esta botoeira é acionada por um botão seletor giratório com uma trava que mantém os contatos na última posição selecionada.

Esta botoeira tem um contato fechado 11 e 12 e um aberto 13 e 14. Quando o botão é acionado, o contato fechado 11/12 abre e o contato 13/14 fecha e eles se mantêm travados nesta posição, mesmo depois de cessado o acionamento. Para que os contatos voltem à posição inicial é preciso acionar novamente o botão, só que no sentido contrário ao acionamento de antes.

Contatores

O contator é um componente eletromecânico que realiza, a partir da alimentação de sua bobina, a comutação dos contatos principais efetuando o acionamento de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de variados tipos, de tensão diferente a do circuito de comando, e conter até três fases.

É constituído por uma bobina que, quando energizada, gera um campo eletromagnético, proporcionando um movimento e unindo os contatos da parte física com os da parte móvel. E com isso, altera o estado dos contatos associados. Os que estão abertos fecham, os que estão fechados abrem. Estes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com