TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CIRCUITOS LOGICOS

Casos: ATPS CIRCUITOS LOGICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 11

ATPS

ETAPA: 01

PASSO: 01

DIODO COMUM.

Em circuitos gerais ( baixas freqüências ), implicitamente assumimos que a freqüência do sinal é tão pequeno que os efeitos capacitivos de um diodo comum são desprezíveis. Entretanto, quando a freqüência do sinal de aumenta consideravelmente para além de alguns kHz, as capacitâncias de difusão ( associada a altas correntes diretas ) e de junção ( variável com a tensão reversa aplicada ao diodo ) se tornam relevantes.

Nesses casos, o modelo do diodo para pequenos sinais torna-se uma resistência rd e a capacitâncias cd e cj em paralelos ( modelo aproximado tendo em vista que cd depende até do sentido da polarização ). Devido a essas capacitâncias, o diodo passa a ser um curto-circuito em altas freqüências; ou seja, o ganho do sistema tende a um valor ( em dB ) negativo muito grande, conforme o gráfico da resposta em freqüência para o circuito em questão.

Em geral, a capacitância de difusão Cd é mais pronunciada em correntes elevadas e seu efeito não é considerado nas simulações abaixo para o diodo 1N4001. Estas simulações iniciam-se em 0s; portanto, as simulações incluem os efeitos transitórios dos circuitos também.

A capacitância de junção cj está associada á polarização reversa do diodo e varia com a tensão reversa aplicada ( este efeito é utilizado em diodos tipo varacto)

DIODO DE POTÊNCIA:

O diodo de potência tem uma importância muito grande em circuitos eletrônicos de potência. Ele pode ser utilizado em retificadores ( conversor CA/CC ), como diodo de retorno ( freewheeling diode – transparência de energia ), isolador de tensão, etc.

Em algumas análises, o diodo pode ser assumido como uma chave ideal mas, sempre observando que este componente tem alguma limitações.

O diodo de potência tem configuração similar ao diodo de sinal, sendo que opera em uma faixa de potência bem maior que o diodo de sinal. Na forma deste diodo, são utilizados três processos de dopagem no mesmo componente. Inicialmente há uma forte dopagem da região n que forma o catodo do diodo;uma dopagem, de menor intensidade, forma uma camada intermediária responsável pela barreira de potencia do diodo. A terceira dopagem que utiliza o processo de difusão, tem a função de forma o anodo do diodo ( região p ).

A área do anodo varia de acordo com o valor de corrente que este deverá suportar.

Para diodos que suportam milhares de amperes, a área pode ter vários cm².

A velocidade de chaveamento é menor, no diodo de potência, quando comparado com o de sinal.

PASSO 02:

A tabela seguinte resume as características dos interruptores de potência com relação a controlabilidade do ligamento e desligamento.

Desligamento ( Bloqueio )

Espontâneo Comandado

Ligamento Espontâneo Diodo Tiristor-dual

Disparo Comandado SCR- TRIAC BJT,IGBT,GTO,MCT

Os semicondutores de potência possuem características estatísticas e dinâmicas. As características estáticas referem-se ao comportamento do componente sobcondições de corrente e tensão fixas, isto é, sua característica VxI. As características dinâmicas referem-se aos processos de ligamento e desligamento do componente, isto é, VxT e IxT. Mesmo operando como chaves, os interruptores estáticos reais apresentam perdas que podem ser denominadas:

Perdas por condução:

São causadas pelas quedas de tensão no estado de condução do dispositivo.

Perdas por comutação: são causadas pelos tempos não nulos de chaveamento, durante os quais ocorrem tensões e correntes elevadas simultaneamente nos dispositivos. Em altas freqüências estas perdas tornam-se significativas e podem limitar a máxima freqüência de trabalho do conversor;

Perdas por corrente de fuga: são causadas pelas correntes de fuga no estado de bloqueio dos dispositivos. Esta perda normalmente é muito pequena e por isso desprezada.Cada dispositivo apresenta particularidades que os tornam adequados ou não a determinada aplicação. A seguir será apresentado o estudo mais detalhado de cada dispositivo semicondutor de potência.

PASSO 03:

DIAC:

O diac pode ser visto como a justa posição de duas estruturas PNPN em ordens

inversas ( PI, N1, P2, N2 e P2, NI, PI, N3 ). Cada estrutura é responsável pela condução. Cada estrutura é responsável pela condução num sentido, quando disparada. Aplicando-se ao dispositivo uma tensão com a polaridade indicada estrutura que está apta a conduzir é P1,N1,P2,N2. Nessa hipótese, na região de bloqueio, a junção j 1 está diretamente polarizada e a j2, inversamente polarizada, sendo essa a junção responsável pelo bloqueio. A junção j4 esta ligeiramente polarizada no sentido inverso devido a queda ôhmica na região p1 resultante da passagem de uma pequena corrente de fuga pelo dispositivo. Essa corrente ao atingir a região P2 se bifurca em 2 componentes: uma que atravessa lateralmente a região P2 até atingir 0 contacto metálico e outra que atravessa a junção j3, diretamente polarizada.

TRIAC:

A estrutura de um TRIAC é bem complexa e só pode ser representada em perspectiva. Ela pode ser vista como uma estrutura originariamente de três camadas P2,N1

P1 onde foram feitas 3 difusões do tipo N: uma N4 em P1 em forma de “L” e as outras duas em P2, retangulares (N2 e N3). Existem 3 contactos metálicos: MT2: sobre Pl e N4 (superfície inferior) MT1: sobre N2 e parte de P2 (superfície superior)

G : sobre N3 e parte de P2 (superfície superior).

PASSO 04:

O nome tiristor engloba uma família de dispositivos semicondutores multicamadas, que operam em regime de chaveamento, tendo em comum uma estrutura de no mínimo quatro camadas semicondutoras numa sequência P-N-P-N ( três junções semicondutoras), apresentando um comportamento funcional. Os tiristores permitem por meio da adequada ativação do terminal de controle,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com