TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONFIABILIDADE

Exames: ATPS CONFIABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 8

DESAFIO

Quando um evento ocorre e buscamos achar sua causa, para, a partir de então, propor uma solução, estamos agindo de forma reativa. Quando paramos para pensar em um processo, buscando quais erros podem acontecer em seu curso, a fim de propor soluções antes que ocorram eventos adversos, estamos agindo de forma ativa. Nesse contexto da busca ativa de problemas, no intuito de gerar soluções antes que eventos adversos aconteçam, existe uma importante ferramenta de análise, chamada de Análise de Tipos e Efeitos de Falhas, conhecida pela sigla FMEA, do inglês Failure Modes and Effects Analysis.

Essa ferramenta prevê a avaliação das etapas de um processo, as falhas que podem acontecer em cada etapa (o que poderia dar errado?), as causas dessas falhas (por que a falha aconteceu?) e os efeitos dessas falhas (quais seriam as consequências de cada falha?). As equipes que usam a FMEA para avaliar processos e suas possíveis falhas estão procurando criar correções de forma proativa, ao invés de reagir à ocorrência de um evento adverso. Nesse sentido, a proposta desta ATPS é aumentar a confiabilidade de um processo, aplicando nele uma FMEA, para prever falhas e obter melhorias, conforme o objetivo desta ferramenta e o conteúdo apresentado na disciplina de Engenharia de Confiabilidade.

Ao final desta ATPS, você deverá ser capaz de identificar oportunidades de melhoria em processos produtivos, em componentes etc. e de aplicar essa e outras ferramentas para aumentar a confiabilidade dos processos, reduzindo os custos de produção.

Produção Acadêmica

Cada trabalho realizado neste desafio produzirá conhecimento prático e teórico sobre melhorias industriais, podendo também vir a ser tema de futuros trabalhos de iniciação científica. As etapas abaixo serão contempladas na nota final:

• Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas.

• Apresentação final em Power Point.

• Aula a ser ministrada para a classe.

Participação

Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de quatro a cinco participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

• organizar-se, previamente, em equipes (máximo de cinco participantes);

• entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina;

• observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

em papel branco, formato A4;

com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

espaçamento de 1,5 entre linhas;

se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

com capa, contendo:

nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

nome e RA de cada participante;

título da atividade;

nome do professor da disciplina;

cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA 1

_ Aula-tema: FMEA (Failure Modes and Effects Analysis) e FTA (Failure Tree Analysis)

– Seleção da equipe de trabalho e do componente/processo.

Esta atividade é importante para que você entenda os conceitos básicos da FMEA, fazendo uma pesquisa em livros, publicações, internet etc., a fim de poder selecionar um tipo de componente/processo para aplicação dessas ferramentas. Também é a etapa em que ocorrerá a seleção de sua equipe de trabalho e do processo a ser estudado, itens que serão utilizados até o final desta ATPS.

Bibliografia sugerida:

FOGLIATTO, Flávio S.; RIBEIRO, José L. D. Confiabilidade e manutenção

industrial. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

PALADY, Paul. FMEA: Análise dos Modos de Falha e Efeito. 2ª ed. São Paulo: IMAM, 2007.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

1.1 Escolher sua equipe de trabalho e entregar ao seu professor os nomes e RA’s dos membros e o e-mail do líder da equipe. A equipe deve ser composta por, no máximo, cinco alunos, de acordo com o tamanho da turma e a critério do professor. A mesma equipe também desenvolverá as etapas subsequentes deste desafio, portanto, deve ser escolhida levando-se em consideração o

Passo 2 desta ATPS.

Nomes: RA Email

1.2 Verificar, dentre os membros da equipe, os talentos e/ou experiências disponíveis, o que poderá facilitar a decisão pelo tipo de processo a ser trabalhado. Para isso, listar o ramo de atividade da empresa em que cada um trabalha ou a área de interesse individual dos membros. Essa lista pode facilitar a obtenção de informações acerca de algum componente e/ou processo nos próximos passos/etapas.

Passo 2

2.1 Realizar um Brainstorm (chuva de ideias), anotando todas as ideias de processos que surgirem na equipe, sem desconsiderar nenhuma (desde a mais simples até a mais fantasiosa), para posterior debate e seleção.

2.2 Debater as idéias do passo anterior até que os membros da equipe entrem em consenso sobre o processo a ser desenvolvido. Lembrar-se de que o trabalho deverá ser desenvolvido em equipe,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com