TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Circuitos Monofásicos

Seminário: ATPS: Circuitos Monofásicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Seminário  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3.

Aula-tema: Circuitos Monofásicos.

Esta atividade, a ser realizada em grupo, é importante para que você possa aplicar o conhecimento adquirido em aulas teóricas da disciplina, bem como, consultando seu livro texto (PLT) ao final dessa etapa você, aluno, deverá estar apto a conhecer os circuitos monofásicos através de aplicações práticas, em especial, a correção de fator de potência.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS.

Passo 1 (Aluno).

Leia com atenção o texto Energia Elétrica - Tarifação. Disponível em: <http://www.agais.com/eletrica.htm>. Acesso em: 11 mai. 2011.

Passo 2 (Equipe).

Responda as questões aparentadas a seguir:

1. Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica?

2. Qual o menor valor de referência para fator de potência estabelecido pela ANEEL?

3. Descreva em linhas gerais como pode ser feita a correção do fator de potência da fábrica proposta no desafio?

Passo 3 (Equipe).

Suponha que um sistema monofásico industrial possua uma demanda de 65 kW de potência ativa, 95 kVA de potência aparente e FP indutivo. Calcule a capacitância do banco de capacitores para conectar-se em paralelo com o sistema de modo a elevar o fator depotência resultante para um FP igual a 0,92, indutivo.

Passo 4 (Equipe).

Entregue os resultados obtidos para o professor da disciplina.

Passo 2 .

1. Como o fator de potência pode influenciar na conta de energia elétrica?

Resposta: O fator de potência não tem influência sobre a conta de energia elétrica no caso de pequenos consumidores, pois, este é um indicativo da potência ativa, ou seja, quanto maior for este fator, maior será o rendimento de um circuito. Outra parte da potência elétrica, conhecida como potência reativa, é utilizada para criar campos elétricos e magnéticos nos circuitos indutivos/capacitivos, sendo assim, não gerando trabalho. A potência aparente se resume a uma soma vetorial das potências antes descritas. O medidor de energia elétrica mede somente a potência ativa, portanto, se o fator de potência for baixo haverá uma grande dissipação de potência reativa que não será medida pelo medidor. No caso de instalações residenciais, como as cargas indutivas e capacitivas são baixas, isso não costuma acontecer, mas no caso de instalações industriais, isso pode ser um grande problema, sendo às vezes necessário, se fazer do uso de bancos de capacitores para conseguir um aumento neste fator de potência econsequentemente diminuir a potência reativa da instalação.

2. Qual o menor valor de referência para fator de potência estabelecido pela ANEEL?

Resposta: Conforme estabelecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com