TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Circuitos eletrônicos

Seminário: ATPS: Circuitos eletrônicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Seminário  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 2

Passo 1

O circuito escolhido é do tipo resistor-indutor (circuito RL), filtro RL ou malha RL, é um dos mais simples filtros eletrônicos de resposta de impulso infinita analógicos. Ele consiste de um resistor e de um indutor, podendo estar ligados tanto em série quanto em paralelo(neste caso em série), sendo alimentados por uma fonte de tensão.

Os Filtros eletrônicos são circuitos eletrônicos que executam funções de processamento de sinal, especificamente para atenuar características indesejadas de uma frequência a partir de um sinal de entrada, ressaltar elementos desejados dela ou ambos.

Elementos do circuito

Indutor: É um dispositivo elétrico passivo(os componentes passivos são componentes eletrónicos que não necessitam de fonte de energia para desempenhar as funções pretendidas) que armazena energia na forma de campo magnético, normalmente combinando o efeito de vários loops da corrente elétrica.

O indutor é utilizado no circuito como um filtro passa baixa, rejeitando as altas freqüências. Abaixo temos a simbologia de um indutor.

Resistor: Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons. No caso de nosso circuito usamos uma lampada com resistencia, para podermos ver que de fato há uma corrente elétrica circulando, podermos notar a corrente através da lâmpada que é acesa. Abaixo temos a simbologia de um resistor e de uma lâmpada resistiva.

Resistor Lâmpada Resistiva

Interruptor: O interruptor é uma chave comutativa, em nosso circuito ele tem a função on/off, ele funciona como um botão. Ao fecharmos seu contato ele permite que a energia circule no circuito, e quando abrimos seu contato ele corta a energia. Abaixo temos a simbologia do interruptor.

Bateria: A bateria é a fonte de energia do filtro. Sem ela não é possivel que o filtro funcione. Abaixo temos a simbologia da bateria.

Passo 4

A lei de Kirchhoff diz que a soma da queda das tensões no indutor e no resistor é igual a voltagem E.

A tensão em cima de um indutor é dada por:

U_(L=) L*di/dt

A tensão em cima de um resistor é dada por:

U_(R=) R*i

Por tanto se seguirmos a lei de Kirchhoff, temos:

E(t)=U_L+U_R

E(t)=L*di/dt+R*i

(E(t))/L=L*di/dt+R/L*i

E(t)/L=i^'+R/L*i

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com