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ATPS DE IA

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Por:   •  30/4/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

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SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

1.1. OBJETIVO 3

2. DESENVOLVIMENTO 5

3. CONCLUSÃO 7

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8

1. INTRODUÇÃO

O trabalho de Atividades Programadas e Supervisionadas – ATPS é uma metodologia de ensino e aprendizagem elaborada na forma de desafios ao aluno, que deverá solucioná-lo em etapas ao longo do semestre letivo. Neste relatório encontram-se os resultados dos esforços relativos à primeira e segunda etapa da atividade.

1.1. OBJETIVO

A equipe deverá elaborar dois sistemas de informação sendo um agente de solução de problemas e um sistema especialista conjunto de relatórios técnicos com resultados de uma implementação de um protótipo de software que torne possível evidenciar a melhor rota escolhida por um viajante.

2. DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

RELATÓRIO DO AGENTE DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Grafos são uma das mais versáteis estruturas de dados utilizadas na programação de computadores. Eles geralmente se prestam a resolver problemas de uma categoria diferente das estruturas de dados vistas até agora.

Grafos tem sua forma orientada pelo problema que se propõem a modelar. Por exemplo, um grafo pode modelar um mapa rodoviário.

Segundo (Russel,2004) os agentes inteligentes devem maximizar sua medida de desempenho. Esses objetivos são as vezes simplificado se o agente pode adotar um objetivo e desejar satisfaze-lo. Vamos examinar por que e como um agente poderia realizar essa ação.

Formulação de objetivos, baseado na situação atual e na medida de desempenho do agente, é o primeiro passo para a resolução do problema.

Considerando que um objetivo é um conjunto de estados do mundo. A tarefa do agente é descobrir que sequencias de ações o levará a um estado objetivo.

Formulação de problemas é o processo de decidir que ações e estados devem ser considerados, dado um objetivo. Vamos supor que o agente irá considerar ações no nível de dirigir de uma cidade importante para outra, os estados que ele considerara corresponderão a estar em uma determinada cidade.

Estado inicial em que o agente começa, por exemplo, o estado inicial do nosso agente na Romênia poderia ser descrito como em Arad. Uma descrição das ações possíveis que estão disponíveis para o agente. A formulação mais comum utiliza uma função sucessor.

Junto, o estado inicial e a função sucessora definem implicitamente o espaço de estados do problema (o conjunto de todos os estados acessíveis a partir do estado inicial). O espaço de estados forma um grafo em

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