TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Matematica

Trabalho Escolar: ATPS De Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  3.896 Palavras (16 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 16

1.Introdução:

Esta Atividade Prática Supervisionada foi elaborada com base nos conteúdos citados em vídeo-aulas como: Conceito de Gráfico de Funções Crescentes e Decrescentes, Consumo de Energia Elétrica, Taxa de: decaimento diário e de produção – Variação Média e Instantânea, Derivada da Função – Secante e Cossecante, atividades e textos contidos no PLT, além de diversos outros conteúdos disponíveis na internet. Constitui em um excelente recurso de aprendizagem rápida e eficiente, de cada situação proposta para os alunos, visto que são questões de situação prática, o que possibilita o entendimento de como tais conceitos poderão ser utilizados no cotidiano. Isto, quando os acadêmicos pretendem recorrer a pesquisas para conhecer mais a fundo os conteúdos citados acima, sabendo-se da importância da matemática em nossas vidas.

E, além disso, as questões permitem a visualização, de forma inteligente, de intervalos de crescimento ou decrescimento, contribuindo para a utilização, o aprendizado e a apreensão dos conteúdos apresentados, o que certamente facilitará tão essenciais a formação de profissionais na área de RH.

Veremos nesse trabalho os objetivos da matemática, a disciplina não pode ser reduzida a um conjunto de procedimentos repetitivos, a base das aulas está em levar a turma a construir diversos caminhos para chegar aos resultados.

Nós alunos nos deparamos com uma série de situações e problemas e desenvolvemos capacidades para enfrentá-los. Essas capacidades nos permitem, entre outras coisas, reconhecer problemas, buscar e selecionar informações. Já no ambiente escolar, o ensino da matemática pode e deve potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades dos alunos de compreender e transformar a realidade.

E com este desafio proposto temos como finalidade: planejar, organizar e gerenciar processos de trabalho em saúde, envolvendo a área de gestão de pessoas, materiais e equipamentos.

2. Desenvolvimento

Etapa 1.

Toda função é definida por uma lei de formação, no caso de uma função do 1º grau a lei de formação será a seguinte: y = ax + b, onde a e b são números reais e a ≠ 0.

Esse tipo de função deve ser dos Reais para os Reais.

A representação gráfica de uma função do 1º grau é uma reta. Analisando a lei de formação y = ax + b, notamos a dependência entre x e y, e identificamos dois números: a e b. Eles são os coeficientes da função, o valor de a indica se a função é crescente ou decrescente e o valor de b indica o ponto de intersecção da função com o eixo y no plano cartesiano.

Função crescente: à medida que os valores de x aumentam, os valores correspondentes em y também aumentam.

Função decrescente: à medida que os valores de x aumentam, os valores correspondentes de y diminuem. Serão feita na seguinte questão:

1. Uma empresa do ramo agrícola tem o custo para a produção de q unidades de um determinado insumo descrito por C(q)= 3q+60. Com base nisso:

a) Determinar o custo quando são produzidas 0, 5, 10, 15 e 20 unidades deste insumo.

Resolução:

C(0)= 3.0+60=60

C(5)=3.5+60=75

C(10)=3.10+60=90

C(15)=3.15+60=105

C(20)=3.20+60=120

b) Esboçar o gráfico da função.

C(q)=3q+60

Q 0 5 10 15 20

C 60 75 90 105 120

c) Qual é o significado do valor encontrado para C, quando 0=q?

R: O resultado de C(0)= 60, sendo assim 0 é a unidade de produção e o valor pago é 60, então C(0) é o custo inicial para a produção deste insumo.

d) A função é crescente ou decrescente? Justificar.

R: Crescente, pois como o valor de q é sempre positivo, e quanto maior for o valor de (q), maior será o de C(q), e o resultado é sempre positivo.

e) A função é limitada superiormente? Justificar.

R: Não, por ser uma reta, e a função ser sempre crescente, o valor de C(q) jamais terá resultado limitar superior.

Etapa 2.

Uma função do 2º grau ou função quadrática é dada pela expressão com a≠ 0. Sendo que a, b e c são números reais.

O gráfico da função de 2º grau é uma parábola podendo ser côncava para cima ou côncava para baixo dependendo do valor do termo a. Se (a> 0) a concavidade do gráfico será para cima e se (a< 0) a concavidade do gráfico será para baixo.

Na realização do gráfico termo c, que é constante, indica onde a parábola intercepta o eixo y podendo ser obtido por x = 0.

Se existirem os pontos em que a parábola corta o eixo x, são dados pelas raízes podendo ser obtidas calculando y = 0. E para a solução dessa equação utilizamos a fórmula de Báskara . O número de raízes (pontos em que a parábola encontra o eixo x) depende do discriminante:

∆ > 0: contém duas raízes reais diferentes.

∆ = 0: contém duas raízes reais iguais.

∆ < 0: não contém raízes reais.

Como a parábola é simétrica temos que a abcissa do vértice é o ponto dos dois zeros da função. O ponto médio dos zeros é dado pelas fórmulas: e .

Para sabermos se é ponto máximo ou mínimo de uma parábola avaliamos o termo a. Se (a> 0) a parábola tem um ponto mínimo e se (a< 0) a parábola tem um ponto máximo.

Regressão quadrática faz parte de um conjunto de técnicas numéricas que tem como objetivo ajustar as curvas a um conjunto de dados para se obtiver estimativas intermediárias.

1. O consumo de energia elétrica para uma residência no decorrer dos meses é dado por E = t² - 8t + 210, onde o consumo E é dado em KWh, e ao tempo associa-se t = 0parajaneiro, t = 1 para fevereiro, e assim sucessivamente.

A seguir os cálculos realizados para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com