TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Eletrização

Seminário: ATPS: Eletrização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Seminário  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Eletrização

A Eletrização ocorre constantemente na natureza, e muitas vezes nós não percebemos, esse fenômeno consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e pode ocorrer de três formas: por indução, por atrito e por contato.

Indução

Na indução não há obrigatoriamente necessidade de contato como ocorre no atrito e contato físico entre os corpos. Os raios por exemplo, quando em uma tempestade temos uma nuvem carregada eletricamente, ela irá induzir na superfície, cargas de sinais opostos assim criando um campo elétrico entre a superfície e a nuvem, se a intensidade desse campo elétrico for muito grande teremos uma descarga elétrica violenta, o raio.

Contato

Esse tipo de eletrização necessita que um dos corpos esteja carregado eletricamente, para termos de ideia de como funciona, vamos imaginar um condutor carregado positivamente e outro condutor neutro, aproxima-se os dois até que ocorra o contato, então ocorrerá a transferência de elétrons do corpo neutro para o corpo positivamente, isso ocorrerá rapidamente e os dois ficaram carregados com o mesmo potencial elétrico.

Atrito

Para ficar mais fácil de entender como funciona pegue uma régua de plástico e corte uma folha em pequenos pedaços, agora atrite a régua em seu cabelo e depois o coloque a parte que sofreu atrito próximo aos pedaços de papel, ao aproximá-los você verá que o papel será atraído, pois o mesmo é neutro. Quando a régua sofreu atrito ocorreu uma transferência de elétrons entre os dois corpos, deixando assim a régua carregada. Lembrando que após o atrito os corpos ficam com cargas de sinais opostos. Isso é determinado por uma tabela chamada de série triboelétrica.

+ Vidro

Mica

Pele de gato

Seda

Algodão

Ebonite

- Celuloide

Para entendermos a tabela, vamos atritar Lã e Celuloide, a lã ficará carregada positivamente e o celuloide negativamente, ou seja a Lã perdeu elétrons e o Celuloide ganhou elétrons.

Cargas Elétricas:

Toda matéria é formada por moléculas, esta é constituída por átomos, que são compostos por três tipos, prótons, nêutrons e elétrons, a estrutura do átomo é a seguinte, ele possui um núcleo onde encontra-se os prótons e nêutrons e uma eletrosfera, onde ficam os elétrons em órbita. E assim elas acabam formando os campos elétricos.

Campos Elétricos:

Interagem entre si quando colocados próximos um do outro, assim produzindo forças, são essas forças que produzem a atração quando um corpo esta carregado positivamente e outro negativamente, ocasionando também a repulsão se as duas forem negativas ou positivas.

Uma maneira de representar isso é por meio da Linha de força, que se forma em torno de uma carga positiva ou negativa.

Carga Positiva Isolada Carga Negativa Isolada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com