TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Eletrotecnica

Trabalho Universitário: ATPS Eletrotecnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  7.381 Palavras (30 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 30

Botoeiras

Um tipo de chave que comanda circuitos por meio de pulsos. Ela é usada em equipamentos industriais em processos de automação. As chaves auxiliares, ou botões de comando, são chaves de comando manual que interrompem ou estabelecem um circuito de comando por meio de pulsos. Podem ser montadas em painéis ou em caixas para sobreposição. As botoeiras podem ter diversos botões agrupados em painéis ou caixas e cada painel pode acionar diversos contatos abridores ou fechaduras.

Construção

As chaves auxiliares tipo botoeira são constituídas por botão, contatos móveis e contatos fixos. Em alguns tipos de botoeiras, o contato móvel tem um movimento de escorregamento que funciona como automanutenção, pois retira a oxidação que aparece na superfície do contato. Os contatos são recobertos de prata e suportam elevado número de manobras. As chaves auxiliares são construídas com proteção contra ligação acidental; sem proteção ou com chave tipo fechadura. As chaves com proteção possuem longo curso para ligação, além de uma guarnição que impede a ligação acidental. As botoeiras com chave tipo fechadura são do tipo comutador. Têm a finalidade de impedir que qualquer pessoa ligue o circuito. As botoeiras podem ainda conjugar a função de sinaleiro, ou seja, possui em seu interior uma lâmpada que indica que o botão foi acionado. Elas não devem ser usadas para desligar circuitos e nem como botão de emergência.

Botoeiras Pulsadoras

As botoeiras pulsadoras invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão e, devido a ação de uma mola, retornam à posição inicial quando cessa o acionamento. Essa botoeira possui um contato aberto e um contato fechado, sendo acionada por um botão pulsador liso e reposicionada por mola. Enquanto o botão não for acionado, os contatos 11 e 12 permanecem fechados, permitindo a passagem da corrente elétrica, ao mesmo tempo em que os contatos 13 e 14 se mantêm abertos, interrompendo a passagem da corrente. Quando o botão é acionado, os contatos se invertem de forma que o fechado abre e o aberto fecha. Soltando-se o botão, os contatos voltam à posição inicial pela ação da mola de retorno.

Botoeiras com Trava

As botoeiras com trava também invertem seus contatos mediante o acionamento de um botão, entretanto, ao contrário das botoeiras pulsadoras, permanecem acionadas e travadas mesmo depois de cessado o acionamento.

Botão Giratório com Trava

Esta botoeira é acionada por um botão giratório com uma trava que mantém os contatos na última posição acionada.

Características Construtivas

Esta botoeira apresenta um contato fechado nos bornes 11 e 12 e um aberto 13 e 14. Quando o botão é acionado, o contato fechado 11/12 abre e o contato 13/14 fecha e se mantêm travados na posição, mesmo depois de cessado o acionamento. Para que os contatos retornem à posição inicial é necessário acionar novamente o botão, agora no sentido contrário ao primeiro acionamento.

Botão de Emergência

Outro tipo de botoeira com trava, muito usada como botão de emergência para desligar o circuito de comando elétrico em momentos críticos, é acionada por botão do tipo cogumelo. O botão do tipo cogumelo, também conhecido como botão soco-trava, quando é acionado, inverte os contatos da botoeira e os mantém travados. O retorno à posição inicial se faz mediante um pequeno giro do botão no sentido horário, o que destrava o mecanismo e aciona automaticamente os contatos de volta a mesma situação de antes do acionamento.

Fusíveis

As seguranças fusíveis são elementos inseridos nos circuitos para interrompê-los em situações anormais de corrente, como curto-circuito ou sobrecargas de longa duração. De modo geral, as seguranças fusíveis são classificadas segundo a tensão de alimentação em alta ou baixa tensão; e, também, segundo as características de desligamento em efeito rápido ou retardado.

Tipos de Fusíveis

Cilíndricos

São utilizados na proteção principalmente de máquinas e painéis, dispondo de modelos adaptados tanto às curvas dos tiristores e diodos de potência quanto às instalações em geral. Devidamente aplicados podem ser instalados sem riscos de toque acidental durante seu manuseio em seccionadoras fusíveis padrão DIN. Possui categorias de utilização gG e aM, com correntes nominais de 1 a 100A. Disponível em 3 tamanhos diferentes e capaz de atuar em redes de tensão nominal até 500VCA. Mas seu maior diferencial se destaca por apresentar uma alta capacidade de interrupção (100kA) em um produto extremamente compacto e inovador.

Diazed

Os fusíveis DIAZED são utilizados na proteção de curto-circuito em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais, quando corretamente instalados, permitem o seu manuseio sem riscos de toque acidental. Possuem categoria de utilização gL/gG, em três tamanhos (DI, DII e DIII) atendem as correntes nominais de 2 a 100A Limitadores de corrente, possuem capacidades de interrupção:

- até 20A - 100kA

- 25 a 63A

- 70kA - 80 e 100A - 50k em até 500VCA

Os parafusos de ajuste impedem a mudança equivocada de fusíveis com valores superiores de corrente, preservando as especificações do projeto. Permitem fixação por engate rápido sobre trilho ou parafusos, atendem as normas IEC 269 e NBR 11844 e possuem marca de conformidade do INMETRO.

Neozed

Os fusíveis NEOZED possuem tamanho reduzido e são aplicados na proteção de curto-circuito em instalações típicas residenciais, comerciais e industriais. Possui categoria de utilização gL/gG, em dois tamanhos (D01 e D02) atendendo as correntes nominais de 2 a 63A.

Limitadores de corrente, são aplicados para até 50kA em 400VCA.

A sua forma construtiva garante total proteção de toque acidental quando da montagem ou substituição dos fusíveis. Possui anéis de ajuste que evitam a alteração dos fusíveis para valores superiores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com