TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Eletrônica

Monografias: ATPS Eletrônica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1

PASSO 2

Fontes de Alimentação Reguladas

A fonte regulada é de extrema importância didática para a realização das práticas laboratoriais, devido à necessidade de uma fonte fornecedora de energia para alimentar as montagens e ensaios de circuitos eletrônicos. Já existe uma fonte de alimentação para está necessidade do laboratório, porém devido há maus funcionamentos principalmente na fonte de sinais de frequência e amplitude variáveis, ficou evidente a importância de desenvolver uma nova fonte de alimentação. Ao se projetar fontes de alimentação deve-se lembrar dos vários fatores e características que englobam não só a utilização destas, mas também seu funcionamento. Como características de utilização a fonte deve possuir: estabilidade, imunidade a ruído, proteções, etc. Em relação ao funcionamento, deve-se avaliar à dissipação de calor, espaço consumido na placa, fornecimento de uma tensão contínua sempre fixa, para qualquer valor de carga que vai ser alimentada, entre outros. A fonte de alimentação já existente possui tensões DC de ±15V, ±12V, ±5V, tensão variável e aterramento, e uma fonte de sinais de frequência e amplitude ajustáveis. Assim, a fim de operar adequadamente aos seus propósitos, o desenvolvimento da nova fonte de alimentação regulada será dividido em duas partes: fonte regulada DC e fonte regulada de sinais. Estabelecendo as seguintes especificações de projeto em cada parte: Fonte regulada DC: tensões necessárias: ±15V, ±12V, ±5V, tensão variável e terra; proteção contra curto circuito; utilização de fusível; e utilização de dissipador. Fonte regulada de sinais (senoidal, quadrada e triangular): frequências de 5Hz, 500Hz, 1kHz, 10kHz, 100kHz, 1MHz; filtro na saída; e função de clock de 0 a 5V.

Para solucionar o problema de curto-circuito, que acontecem por distrações ocasionais dos alunos, foram adicionados dois diodos a cada regulador de tensão para protegê-lo. A fim de evitar as possíveis variações na tensão regulada devido a altas impedâncias, aplicaram-se seguidores de tensão para cada tensão especificada. A fonte regulada de tensão variável funciona devidamente, não sofrendo nenhuma nova mudança.

Os reguladores de tensão necessitam que a tensão de entrada seja maior que a tensão regulada, a tensão excedente é dissipada por convecção. Analisando o circuito quanto à utilização de dissipadores para auxiliar na dissipação da tensão comentada, observou-se que os reguladores de ±15V devem dissipar aproximadamente 9V. Já os reguladores de ±12V necessitam dissipar 3V e os reguladores de ±5V têm que dissipar 7V, logo não é necessário dissipadores para os reguladores de ±12V e, para os outros reguladores, a utilização de pequenos dissipadores, comumente utilizados no laboratório, resolverá o problema.

O oscilador em ponte de Wien é constituído por um amplificador e uma rede de realimentação positiva seletiva em frequência. Estes osciladores são usados sempre que se deseje um gerador de senóides puras, isto é senóides com distorções muito reduzidas, em baixas ou médias frequências.

Os principais reguladores de tensão que usam TBJ são da série 78XX e 79XX.

PASSO 3

Breve explanação sobre a interface gráfica do Circuit Maker.

Elementos da interface gráfica do CircuitMaker: Barra de menus; Barra de ferramentas; Barra de título; Janela de Desenho do Circuito; Janela do Multímetro; Janelas de Análise.

É possível notar que nem todos os botões da barra encontram-se habilitados. Dependendo do tipo de simulação e do elemento selecionado, algumas funções podem não se aplicar e os botões correspondentes a elas aparecerão inabilitados, com ícones acinzentados, como é o caso do sexto ícone da direita para a esquerda.

Ícones da barra de ferramentas acompanhados de seus respectivos atalhos entre parênteses: Novo (+n): cria um novo projeto. Abrir (+o): abre um projeto existente. Gravar (+s): grava o projeto atual. O principal arquivo de um projeto CircuitMaker possui a extensão. CKT. Imprimir (+p): imprime o projeto atual. Ferramenta Seta (+a): usada para selecionar, mover e editar dispositivos, fios e texto. Ferramenta Fio (+w): usada para conectar os dispositivos entre si. Ferramenta Texto (+t): usada para inserir texto no projeto. Ferramenta Apagar (+d): usada para apagar dispositivos, fios ou texto. Ferramenta Lupa (+z): usada para alterar o fator de magnificação do circuito. Rotacionar 90° (+r): usado para rotacionar um ou mais dispositivos selecionados Espelhar (): usado para inverter a orientação em relação à vertical de um ou mais dispositivos. Digital/Analógico: indica o modo de simulação atual. Um transistor indica o modo de simulação analógico e uma porta AND indica o modo de simulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com