TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ergonomia

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 6

Ergonomia – Biomecânica Ocupacional – Itiro Iida

Capítulo 6 Biomecânica ocupacional

[pic 1]

Biomecânica Ocupacional é a área da biomecanica que possui como objetivo de estudo o universo organizacional, atende-se especialmente as interações musculo – esqueleticas, estáticas ou dinâmicas, que o trabalhador adota em seu posto de trabalho

Para realizar atividades o corpo precisa de 2 a 3 min para fazer adaptação do metabolismo à exigência da atividade.

Durante o esforço físico aumenta a acidez do sangue que dilata os vasos e aumenta o ritmo da respiração, levando oxigênio aos músculos.

O equilíbrio entre a demanda e o suprimento de oxigênio é reestabelecido após 2 a 3 min. Terminada a atividade o corpo retorna aos níveis fisiológicos anteriores demorando 6 min. para alcançar o equilíbrio.

TRABALHO ESTÁTICO E DINÂMICO

Trabalho estático – exige contração muscular para manter umA determinada postura. Esse tipo de contração que não produz movimento corpóreo é chamado isométrico.

Recomenda-se o máximo de 8% da força máxima para realizar um esforço muscular.

Trabalho dinâmico – ocorre quando há contração relaxamento alternado dos músculos.

[pic 2]

POSTURA

De acordo com Merino (1996) a postura submete-se às características anatômicas e fisiológicas do corpo humano e possui um estreito relacionamento com a atividade do indivíduo, sendo que a mesma pessoa adota diferentes posturas nas mais variadas atividades que realiza.

A dor é causada pelo acúmulo dos subprodutos do metabolismo no interior dos músculos. Decorre das contrações musculares acima da capacidade circulatórias em remover os subprodutos do metabolismo.

Sua persistência pode provocar câimbras acompanhadas de espasmos e fraquezas.

As dores são causadas pelo manuseio de cargas pesadas ou por posturas inadequadas ou por alongamentos excessivos e inflamação dos músculos, tendões e articulações.

Estão associadas a força, posturas e repetições exageradas do corpo.

[pic 3]

Ergonomia – Projeto e Produção – Itiro Iida Dores musculares

[pic 4]

Trauma – perturbações causadas por um ferimento ou de efeito psicológico através de stress ou choque emocional.

Trauma por impacto – ocorre quando a pessoa é atingida por uma força súbita, num dado tempo, numa região específica do corpo. É de natureza involuntária.

Trauma por esforço excessivo – ocorre quando há carga excessiva sem concessão de pausas ou por movimento altamente repetitivo, podendo causar lesões como tendinites, tenossinovites, compressões nervosas e distúrbios lombares. Lesões repetitivas:

DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho LTC – Lesões por Traumas Cumulativos LER - Lesões por Esforços Repetitivos

Ergonomia – Projeto e Produção – Itiro Iida Dores musculares

DORES MUSCULARES

[pic 5]

LER / DORT

-Ocorrência de vários sintomas concomitantes ou não;

-Aparecimento insidioso

-Dor, parestesia, sensação de peso e fadiga;

-Causam incapacidade laboral temporária ou permanente

-Resultantes do superutilização e pouco tempo de recuperação das estruturas anatômicas.

Fatores Predisponentes.

[pic 6]

Os movimentos humanos resultam das contrações musculares.

Os movimentos ocorrem aos pares de músculos antagônicos ligados a uma mesma articulação. Um músculo protagonista se contrai e outro antagonista se relaxa para que haja um movimento.

Características dos movimentos:

Precisão – ponta dos dedos > punho > cotovelo > ombro – menor precisão

Ritmo – os movimentos devem ser curvos e rítmicos. Aceleração e desaceleração rápida ou mudança de direção são fatigantes.

Movimentos retos – exige combinação de movimentos retos e curvos.

RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Levantamento de carga esporádica – está relacionada com a capacidade muscular.

Levantamento de carga repetitivo – além da capacidade muscular, duração tem forte influência na limitação da capacidade muscular.

TRANSPORTE DE CARGA MANUAL

Manter a carga na vertical – Isso significa que o centro de gravidade de carga deve passar, o mais próximo possível, pelo eixo longitudinal (vertical) de corpo.

Manter a carga próxima do corpo – Para o transporte de carga com dois braços, deve-se mantê-la o mais próximo possível perto do corpo, na altura da cintura, conservando-se os braços estendidos. O transporte de carga com os braços flexionados (fazendo ângulo do cotovelo) aumenta a carga estática dos músculos e cria momento em relação ao centro de gravidade do corpo, que se situa à altura do umbigo.

Usar cargas simétricas – sempre que possível, deve ser mantida uma simetria de cargas, com os dois braços carregando aproximadamente o mesmo peso. No caso de cargas grandes, compridas ou desajeitadas devem ser usados dois carregadores para facilitar essa simetria.

Usar meios auxiliares – Os meios auxiliares devem ser usados para cargas de formas ou texturas que dificultem o manuseio. Isso inclui o uso de luvas, ganchos, cordas, correias e assim por diante. Para o transporte de geladeiras, cofres, móveis e outros objetos que não permitem uma pega adequada, devem ser colocados cordas ou correias que passam pelo dorso, para serem carregadas. Esses dispositivos devem permitir que os braços fiquem estendidos, evitando-se a perda de energia com a flexão dos mesmos.

[pic 10]

Capacidade de levantamento repetitivo de pesos para mulheres e homens para três distâncias em relação ao corpo e três alturas diferentes.[pic 11]

[pic 12]

Recomendações para transporte de cargas

[pic 13]

As caixas devem ter pegas em forma de alças ou furos laterais para facilitar a manipulação.

•Providencie pegas adequadas

•Trabalhe em equipe •Defina o caminho

•Supere os desníveis do piso

Recomendações para transporte de cargas

[pic 14]

•Elimine desníveis entre locais de atividades

•Use transportadores mecânicos Recomendações para transporte de cargas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (427.5 Kb)   docx (312.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com