TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Ergonomia E Segurança Do Trabalho

Artigo: ATPS: Ergonomia E Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 8

ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Relatório I: Introdução a Ergonomia.

PROF: Marcus Renck

TURMA: 4º SEMESTRE

TURNO: NOITE

NOMES:

Guinter Krüger Seefeldt RA: 3776750632

Juliano Lopes Ziglia RA: 3776776198

Vitor Hugo Schreiner RA: 4611906309

PELOTAS

02-10-2013

RELATÓRIO 1 – INTRODUÇÃO À ERGONOMIA

Durante as últimas décadas, verificou-se um considerável aumento na proporção de pessoas que trabalham em escritórios, em relação às atividades do tipo rural, industrial, de transporte, etc (Czaja apud Margaritis, Marmaras 2006).

Espera-se que, com a difusão das novas tecnologias de informação (IT), esta proporção ainda cresça de maneira considerável. Este fato tem causado grande preocupação em relação aos conseqüentes impactos na qualidade, na produtividade e nas condições do trabalho, realizado em tais ambientes.

Segundo Robertson (2007), as organizações, atualmente, estão buscando formas mais eficazes de utilização do ambiente de trabalho com o intuito de aumentar a performance individual e coletiva e, amenizar os problemas físicos e psicológicos vivenciados pelos trabalhadores. À medida que a dependência por computadores e por tecnologias mais sofisticadas aumenta, mais relevante se torna a questão do desconforto osteomuscular relacionado ao trabalho com computador.

Várias estratégias de intervenção como programas de treinamento ergonômico, reorganização do trabalho, adoção de novas tecnologias, mudanças no sistema de comunicação da organização e, inclusive, mudanças no design do ambiente físico, podem ser utilizados na criação e na re-organização de postos de trabalho. Tais estratégias podem gerar efeitos variados relacionados à satisfação, stress,

performance e bem-estar dos trabalhadores, além de contribuir para a eficácia organizacional (Robertson, 2007).

Projetar o arranjo físico de postos de trabalho segundo princípios ergonômicos é uma tarefa complexa, já que se deve considerar um número importante de elementos que se interagem e variam ao longo do tempo, buscando atender a requisitos que muitas vezes se mostram contraditórios (Margaritis; Marmaras, 2006).

1. Quais são os principais objetivos da Ergonomia? Adequação do trabalho as capacidades naturais do homem, pela organização de métodos e construção de máquinas e equipamentos que se adéquem as características de cada pessoa; (Exigência Técnica).

Aumentar a eficiência do trabalhador ao longo do tempo, pois trabalhador doente não gera lucro, e sim, prejuízo; (Exigência Econômica).

Prevenção de acidentes e doenças profissionais, e sendo mais relacionadas a informática, doenças musculoesquelético; (Exigência Social).

Redução da fadiga e desconforto físico e mental do trabalhador.

Todas estas, características, têm a função de proporcionar um aumento de produtividade, procurando não ultrapassar as capacidades do ser humano

2. Que aspectos caracterizam os estudos precursores da Ergonomia até a II Guerra Mundial? A ergonomia surge após a segunda guerra mundial, tendo em vista as falhas ocorridas na interface entre o homem e a maquina. A ergonomia nasce com o objetivo pratico de segurança, satisfação e bem estar dos trabalhadores no seu relacionamento com sistemas produtivos. Vem evoluindo ao passar dos anos com novas regras e com muita tecnologia.

3. Como evoluiu o enfoque ergonômico até hoje, desde a sua origem? Consideram-se 3 pontos fundamentais na evolução da ergonomia :

1- em que o estudo se centrava sobre a máquina a qual o trabalhador tinha que se adaptar. Procurava-se selecionar e formar operador de acordo com as exigências, ainda de uma longa e difícil aprendizagem;

2- pelos problemas e pelos erros humanos o estudo começou a centrar-se no homem, procurava-se uma modificação das máquinas tendo em consideração os limites próprios do homem;

3- se considera a analise do sistema homem-máquina ou mais corretamente homem-trabalho.

4. No que consiste a abordagem macroergonômica? Segundo a macroergonomia, uma organização é vista como um sistema global e tendo que ser considerado como um todo.

5. Apresente, pelo menos, três exemplos de possíveis aplicações da ergonomia?

1 – Maximizar o conforto e o bem estar.

2 – Garantir a segurança.

3 – Minimizar custos humanos.

4 – Aperfeiçoar os rendimentos do trabalho.

Com tudo podemos dizer que tudo isso é para incrementar a produtividade com maior segurança.

ENTREVISTA

Entrevistados:

Elis Regina Wegnner (Estudante Adm.) – Relato de conhecimento 80%

Carlos Vinicius (Estudante de Cooperativismo) – Relato de conhecimento 85%

Camila Krüger Seefeldt (Irmã) – Relato de conhecimento 72%

João Germano Seefeldt (Pai) – Relato de conhecimento 63%

Melinha Krüger Seefeldt (Mãe) – Relato de conhecimento 59%

Através das questões estipuladas nesta ATPS foi realizada entrevista com familiares, amigos e colegas de outro curso. Em entrevista realizada com os amigos e colegas de outro curso foi constatado que o grau de conhecimento dos mesmos está bem acima do comum devido a sua formação profissional. Já em entrevista realizada com familiares (Pai, Mãe e Irmã) foi constado um bom conhecimento no assunto, porém abaixo do conhecimento dos familiares. Em geral a média de conhecimento é de 71,8%.

Estudo de caso: O controle no transporte coletivo

A Empresa que contratou o serviço da consultoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com