TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS FISICA II

Por:   •  31/3/2015  •  Projeto de pesquisa  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1

Leis de Newton - Atrito.

Nesta etapa foi de grande importância para todos do grupo onde foi possível a visualização de parte das forças da mecânica. Através dos estudos desenvolvidos o grupo pode ter maior conhecimento referente ao atrito empregado na física, onde conseguimos reconhecer as diferenças praticas entre atrito cinético e estático. A origem da força de atrito é de natureza eletromagnética, e deve-se à interação entre as nuvens eletrônicas dos átomos localizados nas zonas de contato entre os corpos. Mesmo que aparentemente planas de materiais não o são de fato, estão cheias de altos e baixos com "picos" que podem atingir vários milhares de raios atômicos.

Passo 1 – Desligamento de pedras na encosta de um morro

1.1. Determinação de peso de pedra

Para realização da contenção de pedras na encosta de determinado morro, o processo de ancoragem das mesmas e realizado por meio de cabeamento de aço fixado nas rochas. Parâmetros necessários;

Onde determinada massa da pedra é de meia tonelada:

De acordo com o peso da pedra, determinamos que o peso da mesma é a seguinte, de modo com que o peso é calculado através das seguintes equações:

1.2. Representação de plano inclinado

Segue a apresentação do plano inclinado de 30º e suas determinações:

Figura 1 – Representação gráfica

Fonte:Rocha,2012

1.3. Determinação de componente de força peso

Agora iremos determinar a componente da força peso perpendicular ao plano, assim determinando a Tração no cabo. Através das equações de somatórias de forças determinaremos a tração dos cabos através da seguinte equação:

1.4. Aceleração na base do plano

Mediante a inclinação obtida e considerando desprezível atrito, e no caso de rompimento de cabo determinaremos a aceleração da rocha no plano. Nesse caso a tração do cabo não é adicionada ao calculo porque no seguinte caso o cabo seria cortado, não existindo tração.

1.5. Determinação de comprimento da encosta

Consideramos a encosta com o plano inclinado já estabelecido de 30º cujo o valor h tomado na vertical já foi pré estabelecido em 300m determinamos o comprimento da encosta solicitado nesta atividade.

Passo 2- Velocidade da Rocha na base da encosta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com