TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Instrumentação

Monografias: ATPS - Instrumentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE PRÁTICA

SUPERVISIONADA

(ATPS)

INSTRUMETAÇÃO

INDUSTRIAL

SANTO ANDRÉ

2014

SUMÁRIO

1 ETAPA 1 - PASSO 1 03

2 ETAPA 1 - PASSO 2 04

3 ETAPA 1 - PASSO 3 04

4 CONCLUSÃO 05

5 BIBLIOGRAFIA 05

1. ETAPA 1 - PASSO 1

As grandezas podem ser medidas direta ou indiretamente, havendo, em cada caso, um modo diferente de tratar seus valores e os erros a eles associados.

Medidas diretas são as obtidas por simples comparação utilizando-se instrumentos de medida já calibrados para tal fim. Neste tipo de medida devemos distinguir dois casos: 1° - a medida é feita através de uma única determinação onde o valor numérico ou é lido numa escala (régua, paquímetro, cronômetro, balança, etc.) ou é fornecido diretamente como no caso de massas aferidas. 2° - a medida é obtida através de várias determinações onde o valor numérico é dado pelo valor mais provável.

Medidas indiretas são todas aquelas relacionadas com as medidas diretas por meio de definições, leis e suas consequências. Neste tipo de medidas o valor numérico assim como a dimensão e a unidade correspondentes, são encontradas através de expressões matemáticas que as ligam ás medidas diretas envolvidas. Exemplo é a determinação do volume de um cilindro a partir das medidas de suas dimensões.

2. ETAPA 1 - PASSO 2

Outro fator considerado na avaliação dos erros trata-se da questão da obtenção de grandezas resultantes de combinação de medições, como no caso de áreas, que considera os erros nas duas dimensões observadas. Uma maneira de obter-se o resultado dessa propagação pela aplicação do método de Kleine e McClintock. Segundo esse método o resultado do cálculo de um erro é uma função das variáveis independentes x1 x2, x3,...,xn.

Chamando-se Δz o erro do resultado e Δx1, Δx2 e Δxn os erros das variáveis independentes tem-se o resultado apresentado na Equação abaixo:

3. ETAPA 1 - PASSO 3

Nos instrumentos analógicos, o erro de paralaxe é resultante de um posicionamento incorreto do observador em relação ao instrumento. Também conhecido como erro de falsa leitura, origina-se em função de formar-se um ângulo entre a linha de visão do usuário e uma reta perpendicular à escala de medição do aparelho. Quanto maior o ângulo, maior será o erro na leitura.

Além da possibilidade do erro de paralaxe, os instrumentos analógicos permitem a ocorrência do erro de interpolação. Esse erro origina-se em função do posicionamento do ponteiro em relação à escala de medida do instrumento. Não há meios de se evitá-lo, uma vez que o ponteiro sempre poderá parar entre dois valores sucessivos na escala do aparelho.

O limite do erro num instrumento analógico é representado pelo índice de classe. O índice de classe é, em percentagem, o quociente entre o valor absoluto máximo do erro, suposto constante em toda a gama de medição, e o valor máximo da escala de medição, ie

i.c. é o índice de classe e VFE é a tensão de fim de escala. O erro relativo máximo é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com