TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Intermodais

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Intermodais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  3.307 Palavras (14 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 14

ATPS – Intermodais

Prof. EAD: Prof. Ademir Cavalheiro Leite

Wagner Pereira – RA 4944927587

Marcos Aparecido Duarte da Gama – RA 4942916800

Weverton Marcelo Sabino – RA 4573893146

Jefferson Aparecido de P. Affonso – RA4928925093

Claudemir Aparecido dos Santos – RA 4573915026

São José dos Campos / SP

2013

Wagner Pereira – RA 4944927587

Marcos Aparecido Duarte da Gama – RA 4942916800

Weverton Marcelo Sabino – RA 4573893146

Jefferson Aparecido de P. Affonso – RA4928925093

Claudemir Aparecido dos Santos – RA 4573915026

Professor EAD: Prof. Ademir Cavalheiro Leite

Professor Tutor Presencial: Luiz Carlos Kopke

Professor Tutor a Distância: Felipe Ricardo Rossi

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina de Intermodais para a obtenção de nota.

São José dos Campos / SP

2013

SUMÁRIO

Introdução 4

Etapa 1

Etapa 2

Etapa 3

Etapa 4

Referências Bibliográficas 10

1. INTRODUÇÃO

2. A EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE

Conforme já foi divulgado e pode ser comprovado através de pesquisas, o transporte vem evoluindo e mudando a cada dia, senão vejamos:

O homem desde sempre, buscou criar coisas que pudessem facilitar sua sobrevivência, dar-lhe conforto e proporcionar-lhe bem estar.

Esta necessidade humana, fez com que o homem deixasse de usar apenas os abrigos naturais (cavernas) e passasse a construir habitações, vestimentas, enfeites para o corpo, recipientes e armas, como eram nômades, tinham que mudar-se com certa constância, isto demandava transportar seus pertences.

Então podemos afirmar que o primeiro meio de transporte terrestre utilizado pelo homem, foi seu próprio corpo, carregando seus pertences nos ombros ou arrastando-os, caminhando descalço, vencia grandes distâncias.

Segundo alguns historiadores, o primeiro vestígio de transporte criado pelo homem, foi encontrado no Mesolítico Escandinavo, um tipo de canoa, mas esta prova refere-se apenas ao transporte aquático, que evoluiu para jangada de troncos de árvores, bambu, casca de árvores, folhas de palmeiras, peles de animais cozidas e infladas para flutuar e este tipo de transporte continuou a evoluir até os dias de hoje, temos cargueiros de grande porte que transportam centenas de toneladas de cargas de uma só vez.

Já primeiro meio de transporte terrestre, pode ter sido o trenó, feito a partir de troncos de árvores e pranchas, conforme vestígios encontrados no Mesolítico da Finlândia e também nas planícies do Oriente, por volta de 4.000 a.C.; a evolução continua, o homem começa a domesticar animais como o cão, lhama, búfalo, elefante, cavalo, rena, burro, camelo, etc..., para tracionarem seus artefatos de transportes, o transporte terrestre foi alavancado pela invenção da roda na Mesopotâmia, antes de 3.000 a.C. , a princípio a roda era sólida, rudimentar e pesada, razão pela qual os carros precisavam serem tracionados por animais de grande porte, mas com a introdução de usos de raias, as rodas ficaram mais leves, com um melhor desempenho e aumento da velocidade, mais a evolução não para, hoje temos caminhões que transportam dezenas de toneladas de carga de uma só vez.

No século XIX, um inglês inventou um novo tipo de transporte, o transporte ferroviário, a primeira ferrovia foi inaugurada na Inglaterra em 27 de setembro de 1825, a partir daí começou a se espalhar pelo mundo, no Brasil a primeira ferrovia foi inaugurada em 30 de abril de 1854, com uma extensão de 14,5 km, ligava o Porto de Mauá, na Baia de Guanabara à localidade de Raiz da Serra, que fica na direção de Petrópolis, na Província do Rio de Janeiro, em 1889, quando da Proclamação da República, a malha ferroviária brasileira era de 9.583 km, chegando ao final de 1947 a 35.623 km; a falta de investimentos em modernização e o crescimento do transporte rodoviário, devido à pressão da indústria automobilística, foram alguns dos fatores que levaram as ferrovias terem parte de sua extensão erradicada, possuindo hoje apenas 30.129 km de extensão, 1.121 dos quais eletrificados. Mesmo sendo um meio de transporte mais barato que o rodoviário, no Brasil já não é explorado como deveria ser.

Com a invenção do avião, no início do século XX, o homem vislumbra a possibilidade de aproveitar mais um meio de transporte, o aéreo, no início apenas para transporte de passageiros e cargas leves, com o aperfeiçoamento deste meio de transporte, passou-se a transportar também cargas mais pesadas, evoluindo de tal forma, que hoje temos aviões de carga que transportam grandes quantidades de cargas e grandes pesos.

Diante da pesquisa, conclui-se que a evolução dos meios de transportes acompanhou a evolução humana, podendo afirmar que o transporte está diretamente ligado ao desenvolvimento da civilização, sendo o responsável por integrar o perfeito funcionamento dos mais variados seguimentos da sociedade.

Na continuidade de sua evolução, o estudo do transporte de cargas tomou cunho sistêmico de especialização cientifica, buscando entender e analisar todas as variáveis envolvidas para atender as complexas necessidades decorrentes de transações comerciais, locais, regionais e internacionais.

3. MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com