TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Operações Intermodais

Artigos Científicos: ATPS - Operações Intermodais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  4.531 Palavras (19 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 19

INTRODUÇÃO

Durante o desenvolvimento desse trabalho , será definido e exemplificado toda a logística intermodal , sua importância , vantagens e desvantagens , será mostrado todo o fluxo operacional . Apresentamos um trabalho minucioso em detalhes que nos faz compreender melhor sobre este importante processo , gerador de lucros para empresas , setores , segmentos e economia dos países .

ETAPA 1

Descrição da evolução dos transportes no Brasil e no mundo

O desenvolvimento do setor dos transportes é responsável por mudanças importantes na história da humanidade. Junto com a descoberta do fogo, criando o volante foi fundamental na formação de parcerias e desenvolvimento de tecnologias.

Com a capacidade de transportar grandes quantidades

alimentos, o homem ganha mobilidade e estendeu suas possibilidades de interação. A partir daí, o transporte de pessoas e bens ganhou força e se espalhou não só por estrada, mas também por via férrea, água e ar.

Anteriormente, o transporte de pessoas e de mercadorias era muito lento, o comércio de bens perdidos durante a viagem devido à incapacidade de transporte utilizado na época, produtos como hortifrútis mimado em cargueiros e navios a vapor que eram muito longos e não tinha a condições necessárias para armazenar tais bens, perdendo um monte de dinheiro. As pessoas que por várias exigências para viajar longas distâncias para seu destino tinha parado devido à lento transporte.

Atualmente, o transporte é muito rápido e com uma capacidade muito maior, com melhores condições de armazenamento, reduzindo muitos contratempos em anos anteriores, muito mais confortável.

A transformação do modelo de produção começou a depender de tecnologias que foram surgindo nas décadas após a guerra (automação e robótica) e os avanços das novas tecnologias nos transportes.

O método de produção americano foi substituído pelo método japonês de produção enxuta, que combina máquinas cada vez mais sofisticadas, com um novo gerenciamento de projetos e produção administrativa - reengenharia, eliminando a organização hierárquica.

Agora, os engenheiros de projeto, programadores de computador e trabalhadores interagir troca de ideias e tendo decisões conjuntas.

Hoje, os principais meios de transporte utilizados para o transporte de pessoas e carga são: aéreo, marítimo, ferroviário e rodoviário.

A expansão dos transportes e comunicações, não só intensifica a interdependência entre lugares no espaço geográfico mundial, mas também uma maior mobilidade da população mundial.

Serviços de comunicação, tecnologia e transporte, levou a globalização. Hoje é possível ter informações sobre o mercado mundial com a mesma facilidade que o comércio interno, permitindo um conhecimento profundo de um mercado potencial, o que antes era difícil de encontrar.

O Brasil é a décima maior economia do mundo, analisados pelos critérios de produto interno bruto, e atualmente está entre os 20 maiores exportadores, de acordo com dados do Instituto de Matemática e Estatística da USP (2006). Crescimento econômico do Brasil depende das exportações, uma vez que esta atividade se relaciona em moeda estrangeira contas públicas equilíbrio da moeda.

O crescimento econômico no Brasil, em comparação com a média mundial é bem abaixo do seu potencial. Enquanto o mundo acumulou um crescimento de 46% nos últimos 10 anos, o país tem registrado no mesmo período de apenas 25%.

Recentemente, o país alcançou a meta de US $ 100 milhões exportados, mas Mark é tem pouco significado ao fazer uma comparação com a situação no mundo. Brasil, apesar de ser um dos 20 maiores exportadores e os registros de exportação e tem apresentado um1% do fluxo do mundo.

As dificuldades encontradas na maior crescimento estão diretamente relacionados com as barreiras internas que muitos governos se repetem sem solução, entre eles estão o excesso de burocracia, a falta de tecnologia, falta de educação e, principalmente, infra-estrutura inadequada e insuficiente.

ETAPA 2

Consequências da dependência do pai Modal Transportes brasileira

O setor de transportes brasileiro implica sérias restrições ao crescimento e expansão da economia brasileira. Esta degradação baseia-se na insuficiente investimento em infra-estruturas, pelo menos, nas duas últimas décadas.

Hoje, medidas imediatas são necessárias porque cargas pesadas com o bom desempenho do país no mercado tem tido marcante é a necessidade urgente de se investir no transporte aéreo, as estradas.

No Brasil, atualmente, existem problemas significativos em matéria de logística, como um todo, e em particular o transporte. Alguns desses problemas é a baixa qualidade das estradas brasileiras (com algumas exceções), um fator que reduz a eficiência do país, porque no Brasil há uma sobrecarga sobre o modo de transporte rodoviário.

Em outros modos, há também deficiências, como a redução do uso de ferrovias e hidrovias, e problemas nos portos e aeroportos.

Todos esses problemas encontrados fim associar com o "custo Brasil", como são as ineficiências que contribuem negativamente para o processo de produção no país, afetando a competitividade da nação como um todo.

O

procurar um melhor desempenho do Brasil no mercado internacional e doméstico, certamente passando por melhorias na infra-estrutura de transporte do país, o que faz com que o desempenho do setor público torna-se imperativo.

O transporte é o elemento mais importante dos custos logísticos na maioria das empresas e desempenha um papel fundamental na prestação de serviço ao cliente.

Do ponto de vista dos custos, Nazário (In:. Fleury et al, 2000:126) afirma que o transporte é, em média, cerca de 60% dos custos logísticos. Ele pode variar entre 4% e 25% do rendimento bruto, e em muitos casos ultrapassa a margem operacional.

Para escolher o transporte modal correta para o produto que você deseja entregar, deve notar-se sobre as características de funcionamento do modo de transporte. Segundo Nazário em relação aos modos de transporte, há cinco pontos importantes para classificar o melhor transporte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com