TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MAteriais De Construção Mecanica

Artigo: ATPS MAteriais De Construção Mecanica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 1 (Aluno)

1. Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais, cerâmicas, polímeros e compósitos.

Os materiais estão mais inseridos no nosso ambiente, do que a maioria da população percebe.São encontrados nos mais variados meios como alguns exemplos, nos transportes, habitação, vestiário, comunicação, produção de Alimentos. Em todos os seguimentos de nossa vida diária são influenciados em maior ou menor grau pelos materiais.

Historicamente todo o desenvolvimento e o avanço das sociedades têm ligação às habilidades dos seus membros em produzir e manipular os materiais para atender as suas necessidades. De fato, as civilizações antigas foram agrupadas de acordo com o nível de desenvolvimento em relação aos materiais como Idade da Pedra, Idade do Bronze.

Atualmente as tecnologias que nos ajudam a manter uma vida confortável, esta ligada com a utilização de materiais adequados. Estudar as propriedades de cada material antes é estar ciente dos prós e contras, que pode haver depois do objeto pronto. Para que este estudo seja possível os materiais sólidos são classificados em 4 grupos, que são os metais, polímeros, cerâmicos e compósitos. Abaixo falaremos um pouco de cada grupo.

Metais: Normalmente possui combinações de elementos metálicos. Possuem um grande numero de elétrons não localizados, fazendo com que muitas das propriedades dos metais seja atribuídas a esses elétrons. São excelentes condutores de eletricidade e calor, além de ser muito resistente, são deformáveis o que facilita o uso em aplicação estrutural. Exemplos: Ferro e Aço, Ligas não-ferrosas e super ligas (aplicações aeroespaciais) e Compostos intermetálicos, (materiais estruturais de alta temperatura).

Cerâmicas: São compostos formados entre materiais metálicos, e não-metálicos, sendo que na maioria das vezes elas são compostas por óxidos, nitretos e carbetos. São materiais isolantes a passagem de eletricidade e calor, e mais resistentes a altas temperaturas e ambientes severos do que os metais e os polímeros. Com relação ao comportamento mecânico, as cerâmicas são duras, porém são muito frágeis e quebradiças. Exemplos: Vidros, produtos a base de argila,refratários e cimentos.

Polímeros: Nesse grupo incluem os materiais derivados do plástico e borracha. Sendo que muitos deles são compostos orgânicos tendo sua química baseada no carbono, no hidrogênio e em outros elementos não-metálicos. Possuindo estruturas moleculares muito grandes. Esses materiais possuem baixas densidades e são bastante flexíveis. Exemplos: Adesivos, cristais líquidos e os outros citados anteriormente.

Compósitos: Consiste nos materiais que possua em suas combinação, dois ou mais materiais diferentes, um compósito é projetado para mostrar uma combinação das melhores características dos componentes. Exemplos: Madeira, ossos, pneus com banda de aço, cimentos armados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com